Dia de regresso muito esperado para muitos ciclistas das equipas Continentais, com a Prova de Abertura, também 1ª corrida pontuável para a Taça de Portugal. 173 kms entre Aveiro e Anadia, com a subida de Talhadas a 40 kms da meta para dificultar a vida aos sprinters. Não houve grande vontade de ir para a fuga com a excepção de Pedro Miguel Lopes e de Alberto Gallego.
O pelotão hesitou um pouco e só houve alguma reacção quando a diferença já era de 10 minutos, primeiro o Louletano e depois a Efapel assumiram as rédeas do grupo principal, ambas as equipas tinham sprinters com ambição de vencer. A vantagem foi descendo e na subida para Talhadas Alberto Gallego distanciou um pouco Pedro Miguel Lopes para passar em 1º no alto, garantindo assim a subida ao pódio.
O ciclista português conseguiu recuperar o terreno perdido e no alto da ascensão a diferença para o pelotão era de 2:45. Nesta altura já estava tudo controlado e a 10 kms da meta a escapada foi alcançada. O final foi rápido e técnico, a passagem no centro de Anadia seleccionou o pelotão e foi aí que Luís Mendonça ganhou alguma vantagem. Na empinada rampa de 200 metros até à meta o grupo principal ainda se aproximou, mas não o suficiente para retirar o triunfo ao ciclista da Efapel. No pelotão os mais fortes foram César Fonte e Rafael Silva, 2º e 3º, respectivamente.
Luís Gomes e Daniel Freitas fecharam o top 5, somando também muitos pontos para a Taça de Portugal. O Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel ganhou a classificação por equipas ao colocar Trueba, Marque e Samuel Blanco no top 11 e António Ferreira foi o vencedor da classificação da juventude.
Foto: FPC