Dia inaugural da Volta ao Alentejo, com uma ligação entre Beja e Ourique. Algo já habitual no pelotão nacional e as primeiras horas a alta velocidade e hoje não foi exceção, percorrendo-se 47 quilómetros na primeira hora de prova, brutal! Só depois disso é que Fábio Costa, Rafael Reis, Carlos García Pierna e Héctor Sáez conseguiram formar a fuga do dia.

Com 3 minutos de vantagem máxima, Caja Rural-Seguros RGA e Trinity Racing tinham outras ideias no pelotão e, a 25 quilómetros do fim já o grupo seguia compacto em direção à chegada. Rafael Reis foi quem mais lucrou, assegurando a subida ao pódio como líder da montanha. Este foi um dia marcado por muitas quedas, muitas delas nos quilómetros finais, o que deixou o grupo muito reduzido para a disputada a etapa.



A chegada a Ourique era tudo menos fácil, reta da meta curta e em subida. Num pelotão já curto, o mais forte foi o norte-americano Luke Lamperti, superiorizando-se a Cyril Barthe e ao seu companheiro de equipa Max Walker. O melhor português do dia foi Rafael Silva, em 4º, num grupo da frente que chegou com apenas 14 unidades.

Lamperti é, desta forma, o primeiro líder da “Alentejana”, com 3 segundos de vantagem para Barthe (o francês bonificou num sprint intermédio).

Foto: Volta a Portugal

By admin