Hoje a Europa acordou com o regresso do ciclismo de estrada! Os Campeonatos Nacionais na Austrália marcam o arranque da temporada velocipédica e, como já vem sendo hábito, o Mount Helen recebeu as provas de contra-relógio que serviram para coroar os primeiros campeões nacionais de 2024. Nos Antípodas, num percurso plano de 37,5 kms, a vitória sorriu a Luke Plapp. O reforço da Jayco AlUla parou o relógio em 46:19, terminando com uma média de 48,579 kms/h. Por curiosidade, este tempo dava para ser campeão no ano passado.



A estreia com as cores da Jayco AlUla não podia ter corrido melhor para Plapp já que conquistou o segundo título nacional da carreira na especialidade (depois de 2021) e liderou o clean sweep da sua equipa que era, de longe, a principal favorita a levar o título para casa. Numa lista de participantes desfalcada de antigos campeões como Luke Durbridge e Jay Vine, destacavam-se os 4 nomes da equipa australiana que, por sinal, acabaram nos quatro primeiros lugares.

Chris Harper foi um surpreendente 2º classificado, a 33 segundos, já que superou dois especialistas do esforço individual, Michael Hepburn e Kelland O’Brien, que ficaram a 55 segundos e 1:07 respetivamente. O primeiro não World Tour na lista foi Alastair Christie-Johnston, em 5º, mostrando que o resultado alcançado em 2022 não foi um acaso.



Nos sub-23 houve surpresa, com os favoritos Hamish McKenzie e Oscar Chamberlain a serem relegados para os lugares mais baixos do pódio pelo jovem de 19 anos Jackson Medway, da Team BridgeLane. Grace Brown foi bastante superior no lado feminino, somando assim o 4º título e 6º pódio nos últimos 7 anos. Hoje triunfou com uma margem de 7 segundos face a Brodie Chapman e 36 segundos face a Georgie Howe.

By admin