É muito raro aos 21 anos um ciclista já ter no currículo os títulos nacionais de estrada e contra-relógio de elites, principalmente num país com a força e a expressão da Austrália. Esta madrugada (na Europa), Luke Plapp conseguiu esse feito, o que mostra bem o potencial que o jovem que este ano integrou o plantel da Ineos Grenadiers tem.




O circuito de Buninyong, que no ano passado viu Cameron Meyer cumprir um objectivo de carreira, foi novamente palco dos Nacionais australianos e como é habitual foi uma corrida muito aberta. Desta vez não houve superioridade numérica da BikeExchange, o que dava mais chances às equipas Continentais. Os ataques foram acontecendo, mas sempre com uma tendência, só saia um grupo que interessava à Team Bridgelane, e foi isso que aconteceu a meio da corrida, com James Whelan, Chris Hamilton, Sam Jenner, Mark O’Brien e Brendan Johnston a ganharem um espaço importante.

A 55 kms da meta o quinteto recebeu a companhia de mais 11 ciclistas e a vitória estava neste grupo, uma junção que se deveu muito ao trabalho incansável de Rohan Dennis para Chris Harper. A 40 kms do final James Whelan tentou novamente a desta vez isolou-se na frente, o ciclista que representava a EF Education First e que agora está na Team Bridgelane ganhou um espaço importante e no grupo perseguidor não havia coordenação. No entanto, nesse grupo estava um ciclista que já há algum tempo estava a poupar energia, o jovem Luke Plapp, que a 3 voltas do fim conseguiu alguns metros e foi à caça de Whelan.



O reforço da Ineos Grenadiers foi diminuindo a diferença, era apenas de 10 segundos a 11 kms do fim, e na última subida apanhou e ultrapassou Whelan, para desgosto do experiente ciclista. Já ninguém conseguia parar Plapp, que terminou com 45 segundos de vantagem para Whelan e quase 2 minutos para Brendan Johnston, um ciclista do MTB, que veio fazer uma perninha à estrada. Recorde-se que Luke Plapp não teve oportunidade de defender o seu título de contra-relógio e batalhar contra Rohan Dennis porque estava em isolamento devido a um contacto próximo com um caso de Covid. Vingou-se dessa situação na perfeição e irá alinhar com as cores da bandeira australiana mais tempo este ano.

By admin