Após 3 etapas para os sprinters, dia para a etapa rainha da Volta a Turquia, onde se iria decidir a classificação geral. O início foi tudo menos fácil, logo com duas duras subidas e com a fuga a formar-se nessa altura. Grega Bole, Jon Irisarri, Yecid Sierra, Aldemar Reyes, Diego Rubio, Iljo Keisse e Nikolay Mihaylov foram os escapados do dia, formando uma fuga mais numerosa que o habitual.
No pelotão, desde logo, vimos a UAE Team Emirates, do campeão em título Diego Ulissi, iniciar a perseguição não deixando a fuga ganhar muita vantagem. O cenário de corrida manteve-se o mesmo até aos 30 quilómetros do fim, hora em que a Delko Marseille dava uma ajuda à equipa árabe.
Estas duas equipas conseguiram tirar mais de 2 minutos à fuga, entrando com apenas 35 segundos no 20 quilómetros finais e só com a UAE Team Emirates na frente. Na penúltima contagem de montanha do dia, com o seu término a 15 quilómetros da chegada, Grega Bole e Diego Rubio deixaram todos os seus companheiros para trás, sendo os últimos escapados a ser alcançados a apenas 6 quilómetros do fim, quando se iniciava a subida final.
Quem aparecia na frente era a Katusha-Alpecin, com a CCC a chegar na de seguida, fazendo um bom trabalho para Amaro Antunes. O ritmo no pelotão era elevado, eliminando cada vez mais elementos e com ciclistas secundários a atacar. A 2900 metros da chegada, Sergio Pardilla atacou, com Ricardo Vilela a trabalhar no pelotão.
À entrada do quilómetro final, Pardilla era apanhado e tínhamos ainda um grupo numeroso na luta pela vitória. Hernan Aguirre tentou surpreender a 400 metros do fim, seguiu-se Eduard Prades, que tentou lançar o sprint de longe. O espanhol teve a resposta pronta de Diego Ulissi e Alexey Lutsenko, que veio que nem uma bala para conseguir uma vitória confortável e subir à liderança da Volta a Turquia.
Ruben Guerreiro esteve sempre atento durante toda a subida, foi 6º, a 2 segundos, sendo 5º na classificação geral. José Mendes foi 29º a 42 segundos, Amaro Antunes 43º a 2:08, Ricardo Vilela 53º a 3:25 e Rafael Reis e Joaquim Silva foram 67º e 68º a 5:19.