Está confirmado! A Direcção Geral da Saúde aprovou o plano sanitário elaborado pela Federação Portuguesa de Ciclimo para a retoma do ciclismo e a modalidade está de regresso daqui a pouco mais de duas semanas. O calendário proposto também foi aprovado e a Volta a Portugal mantém-se nas datas previstas.



Em comunicado à Agência Lusa, a DGS revelou as diretrizes para a realização das provas de ciclismo com “os atletas serão monitorizados pela equipa médica do clube por forma a garantir a deteção precoce de qualquer sintoma sugestivo de covid-19. Caso existam suspeitos de covid-19 serão aplicados os procedimentos estabelecidos em Portugal, não podendo participar na prova. Será realizado um teste antes do início da competição”.

O público poderá estar presente nas bermas da estrada e no final das etapas no entanto, como seria de esperar, existirão regras: “Desde que esteja assegurado o distanciamento físico entre as pessoas, o cumprimento das restantes medidas de prevenção e controlo de infeção e não existam concentrações superiores a 20 pessoas”.



Já sobre a forma como a organização das equipas será feita durante as competições foi referido que está previsto que as “várias equipas estejam organizadas por coortes [bolhas, de forma a estarem separadas]” e não estejam todas no mesmo hotel, sendo que “todos os cuidados de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 vão ser alargados a todos os intervenientes”.

Relativamente às equipas estrangeiras, não será obrigada a quarentena ao staff e aos atletas das mesmas, podendo participar nas competições, caso não exista nenhum caso positivo de COVID-19.

Por fim, a Federação Portuguesa de Ciclismo avançou com o calendário de competições em Portugal para as próximas semanas, destacando-se, a presença dos Campeonatos Nacionais em Paredes (21 a 23 de Agosto), que numa primeira fase não surgiam no calendário UCI. Tudo vai recomeçar com a Prova de Reabertura, competição pontuável para a Taça de Portugal, sendo um contra-relógio individual no CAR Anadia, no dia 5 de Julho. No fim-de-semana seguinte, duas provas de um dia vão disputar-se em Oliveira de Azeméis, no denominado Challenge Memorial Bruno Neves. A anteceder a Volta a Portugal, de 18 a 20 de julho, teremos o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.



Foto: João Fonseca

By admin