Segunda etapa do Paris-Nice e segunda batalha entre os muitos sprinters deste pelotão de luxo num dia em que havia alguma expectativa sobre os ventos laterais nos últimos 25 kms. Tim Merlier partia como líder depois do triunfo de ontem e apenas Jonas Gregaard tentou a sua sorte na fuga, o dinamarquês somou os pontos máximos na montanha e depois foi alcançado quando faltavam pouco mais de 50 kms para a meta, várias equipas trabalhavam no pelotão.

O grupo principal estava a andar muito rápido, era evidente o nervosismo pelo posicionamento e Pierre Latour sentiu isso na pele e foi ao chão. Na zona propícia aos cortes não havia vento suficiente e o ponto de interesse seguinte foi o sprint intermédio, que distribuía bonificações aos 3 primeiros. A UAE Team Emirates voltou a fazer um excelente trabalho e Rui Oliveira lançou Tadej Pogacar para o esloveno somar mais 6 segundos de bonificação, alargando a vantagem para Jonas Vingegaard, que na geral é, na teoria, o seu maior rival. Michael Matthews foi 2º e Nathan van Hooydonck foi 3º numa tentativa falhada de retirar segundos a Pogacar.




A partir daí começou a preparação do sprint final e a aproximação foi muito rápida, em ligeira descida. As equipas foram passando pela frente (EF, Trek, Cofidis, Alpecin, Intermarche-Wanty), mas reinava a anarquia do sprint e à entrada do último quilómetro não havia nenhum comboio com mais de 2 elementos. Uma queda envolveu 3 ciclistas e isso conjugado com uma rotunda esticou imenso o grupo, emergiram a Jumbo-Visma e a Trek-Segafredo na frente.

Foi Alex Kirsch o lançador de Mads Pedersen e de uma forma incrível o dinamarquês aguentou a carga final de Olav Kooij para somar a segunda vitória da temporada e segunda da carreira no Paris-Nice. O resto do top 5 foi deveras surpreendente, Magnus Cort ficou no lugar mais baixo do pódio, diante de Daniel McLay e de Lionel Taminiaux, com Arnaud de Lie, Tim Merlier e Sam Bennett todos fora do top 10. Rui Oliveira fechou em 13º e o novo líder da corrida é Mads Pedersen, diante de Tadej Pogacar, que tem agora 12 segundos para os restantes rivais na geral.

By admin