Ao terceiro dia de Tour de France a entrada em França no entanto, ainda antes disso, formou-se a fuga do dia. Tim Wellens deu início à movimentação à qual os franceses Stephane Rossetto, Yoann Offredo, Anthony Delaplace e Paul Ourselin responderam. Estes cinco fizeram a fuga do dia, que chegou a ter mais de 6 minutos de vantagem para o pelotão onde era a Team Jumbo-Visma quem trabalhava.



Mais à frente também a Deceuninck-QuickStep se colocou ao trabalho, o que levou ao começo da redução da diferença. Ainda na primeira metade estava o sprint intermédio, onde Elia Viviani foi o primeiro do pelotão à frente de Peter Sagan. Gradualmente a diferença entre a fuga e o pelotão foi diminuindo e a 48 quilómetros da chegada a situação de corrida mudou.

O sempre combativo Tim Wellens atacou, deixando os seus companheiros, tentando fazer o impensável e ganhar em solitário. Se durante muito tempo a vantagem não diminuía, quando a organização aumentou no pelotão, sempre com as mesmas equipas, a diferença para o belga começou a diminuir com maior rapidez.



As contagens de montanha apareceram e a Deceuninck-QuickStep endurecia a corrida o mais que podia para dificultar a vida aos sprinters o que também fazia diminuir a diferença para Wellens que, a pouco mais de 15 quilómetros da meta era alcançado. Foi já no topo da última subida, que Julian Alaphilippe com um forte ataque apanhou e ultrapassou Wellens que nem uma flecha. Nesta mesma subida, o camisola amarela Mike Teunissen ficava para trás.

Ninguém conseguiu seguir o francês que foi a um ritmo muito rápido durante os 15 quilómetros que faltavam e nem o trabalho de Sunweb, CCC, Team INEOS e Jumbo-Visma conseguiram alcançar Alaphilippe que entrou com mais de 30 segundos no quilómetro final, tempo mais que suficiente para celebrar a vitória e chegar à liderança do Tour. A 26 segundos chegou parte do pelotão com Michael Matthews a ser 2º e Jasper Stuyven 3º. Neste grupo chegaram Thibaut Pinot e Egan Bernal, que conseguiram ganhar 5 segundos à maioria dos ciclistas que estão na luta pela geral.





By admin