Novo dia no Criterium du Dauphine e, em teoria, a primeira chegada em alto da competição. Dizemos em teoria porque sim, era um facto que o final era no topo de uma longa subida, no entanto um final não muito duro e que poderia dar chances de vitória a diversos tipos de ciclistas. Bem cedo formou-se a fuga do dia, com Mathis Le Berre a repetir a presença de ontem, hoje na companhia de Bruno Armirail, Filippo Conca, Jonas Gregaard e Xandro Meurisse. 5 fugitivos e 5 minutos de vantagem para o pelotão comandado, numa primeira fase, por BORA – hansgrohe e Israel – Premier Tech. Mais tarde, também a Groupama-FDJ se juntou à perseguição.
A sequência final de duas subidas aparecia a pouco menos de 25 quilómetros do fim e, nas primeiras rampas surgiram as primeiras vítimas, com Antonio Tiberi a ser um dos principais nomes, para além de sprinters como Sam Bennett e Hugo Page. Aos poucos a vantagem ia diminuindo, a 10 quilómetros do fim já era inferior a 1 minuto, com a Uno-X e a Lidl-Trek a contribuirem para a perseguição. Nesse momento, já Armirail estava em solitário na frente de corrida e surgia um grande aumentar de ritmo, com Aleksandr Vlasov a entrar ao trabalho. Ritmo brutal e fatal para as aspirações de Mads Pedersen que cedia a 8 quilómetros do fim.
Armirail continuava a sonhar com o triunfo, a vantagem diminuía mas era muito pouco e a BORA – hansgrohe viu-se obrigada a colocar Jai Hindley na ajuda a Vlasov. Nos quilómetros finais, a Uno-X voltava a aparecer, a equipa norueguesa teve uma estratégia perfeita e conseguiu ter energias reservadas para o final. Debaixo de um nevoeiro cerrado, Armirail foi apanhado a somente 200 metros do fim, com o sprint já lançado. Magnus Cort saiu da frente e ninguém teve capacidade para seguir o dinamarquês que, com muita facilidade pedalou para a vitória, a primeira do ano. Primoz Roglic foi 2º e Matteo Jorgenson completou o pódio.
Com a vitória de hoje, Magnus Cort é o novo líder do Dauphine, com 4 segundos de vantagem para Roglic e 6 para Jorgenson que conseguiram as bonificações e têm alguma vantagem face aos rivais mais diretos.
🏆 Crève-cœur pour @BrunoArmirail, triomphe pour @MagnusCort, revivez le dernier km de cette 2ème étape du #Dauphiné !
🏆 Heartbreak for @BrunoArmirail, triumph for @MagnusCort. Relive the nailbitting last km of this 2nd stage! pic.twitter.com/nQrGtAR4EN
— Critérium du Dauphiné (@dauphine) June 3, 2024