Dia de estreia da nova prova 2.1 a ser corrida em Espanha, o Gran Camiño, a começar com uma etapa de 165 quilómetros. Era esperado um final para os homens mais rápidos, com as últimas dificuldades a aparecerem a 30 quilómetros da chegada, em Vigo.
As equipas portuguesas queriam destacar-se logo ao início, lançando-se para a fuga, com 16 quilómetros percorridos. No total, a fuga do dia foi composta por oito ciclistas: José Gonçalves, Joaquim Silva, Daniel Viegas, Antonio Angulo, Jon Barrenetxea, Jordi Lopez e Jetse Bol e Brandon Rojas. Miguel Salgueiro ainda tentou integrar a fuga, mas não foi bem-sucedido.
José Gonçalves passava em primeiro na primeira meta volante do dia. A fuga ganhava uma margem considerável, com mais de três minutos de vantagem para o pelotão. As equipas WorldTour chegavam-se à frente no trabalho no pelotão, com Movistar, Israel-Premier Tech e EF Education-EasyPost a assumirem.
A 30 quilómetros do final, só restavam Joaquim Silva e Jordi Lopez na frente. O português conseguiu descartar o corredor espanhol e passou em primeiro na contagem de montanha de terceira categoria em Cuvi. Pouco depois estava tudo agrupado, e seguiam na aproximação à meta.
Nos últimos seis quilómetros, o corredor Joan Benassar da Manuela Fundácion, tentava surpreender o grupo principal. Foi uma tentativa em vão porque já estava tudo lançado para o sprint final. A preparação do sprint foi um pouco atabalhoada, com o ciclista mais esclarecido a ser Magnus Cort Nielsen, conquistando a sua primeira vitória da temporada. Giovanni Lonardi acabaria em segundo, enquanto Alejandro Valverde fechava no terceiro lugar. O melhor ciclista de uma equipa portuguesa foi Daniel Freitas da Rádio Popular/Paredes/Boavista, no quinto posto. Délio Fernández também fechou nos dez primeiros.
O dinamarquês Magnus Cort sagra-se o primeiro líder da prova, com quatro segundos de vantagem para Lonardi, seis para Valverde e sete segundos para o português José Gonçalves, que segue no quarto posto da geral, devido às bonificações conquistadas nos sprints intermédios. Amanhã há chegada em alto ao Mirador do Ézaro.