2280 metros pelas ruas de Payerne para iniciar mais uma edição do Tour de Romandie. Esforço muito curto, diferenças pequenas eram esperadas e uma luta ao segundo pela vitória em etapa. O jovem helvético Luca Jenni abriu as hostilidades do dia e muitos dos favoritos partiram bem cedo, uma vez que as previsões meteorológicas apontavam chuva para o final do prólogo. Alex Aranburu e Dorian Godon chegaram a ter o melhor tempo provisório mas foi Maikel Zijlaard quem superou esses registos.
O neerlandês da Tudor Pro Cycling completou o curto percurso em 2 minutos e 55 segundos, um tempo fabuloso! Vários favoritos como Tim van Dijke, Jan Tratnik e Magnus Sheffield iam chegando mas não conseguiam aproximar-se do tempo de Zijlaard. Foi preciso esperar por Julian Alaphilippe para ver uma real aproximação, com o francês a quedar-se a somente 2 segundos do melhor registo. Tempo interessante do ciclista da Soudal-QuickStep um dos melhores dos ciclistas que partiram na segunda metade. Cameron Scott ficou a apenas 90 centésimos, ficando pelo 2º lugar e, antes do australiano, já tinha chegado o português Ivo Olveira, com 2:58, terminando em 5º.
Contas finais, ninguém conseguiu superar Maikel Zijlaard! O neerlandês partiu cedo e aguentou a liderança até ao final, estreando-se a ganhar como profissional e logo no World Tour. Entre os homens da classificação geral diferenças pequenas, com Ilan van Wilder a ser o melhor a 4 segundos. Enric Mas ficou a 5, Lenny Martinez e Juan Ayuso a 6, Aleksandr Vlasov a 7, Adam Yates e Damiano Caruso a 8, Simon Yates a 9, Carlos Rodriguez a 10, Egan Bernal a 14 e Richard Carapaz a 15, entre outros.