Dia para a prova principal entre os sub-23, com a Seleção Nacional a participar com João Almeida, Gonçalo Carvalho, André Carvalho e Tiago Antunes. Cedo se destacaram Szymon Tracz, Izidor Penko e Nickolas Zukowsky que tiveram cerca de 3 minutos, para um pelotão onde a Irlanda de Eddie Dunbar era a equipa mais ativa.




A pouco mais de 100 quilómetros do fim o canadiano Zukowsky ficava isolado na frente de corrida, sendo alcançado a 88 quilómetros do fim. Aí, na primeira vez que se passava pela subida, começaram os ataques com os dinamarqueses a serem os mais inconformados.

Uma volta depois, na descida, formou-se uma movimentação perigosa, com a Suíça a atacar na descida e a meter 4 ciclistas num grupo de 7 elementos. Marc Hirschi, Patrick Muller, Gino Mader, Lukas Ruegg, Neilson Powless, Mark Padun e Mikkel Honore. No pelotão, Rússia, Bélgica e Itália eram as seleções que mais trabalhavam, com a vantagem a chegar rapidamente aos 50 segundos.




Em nova passagem pela subida, Muller e Padin atacaram, deixando os restantes elementos para trás, que foram, pouco depois, apanhados pelo pelotão. Na descida, Eddie Dunbar e Gino Mader atacaram no entanto a 18 quilómetros da chegada, o pelotão estava, novamente, junto, estando uma nova corrida para a última volta.

Entrava-se na subida final e Bjorg Lambrecht, ciclista da Lotto-Soudal, lançava-se ao ataque, com Jaakko Hanninen e Marc Hirschi a serem os únicos a seguirem o belga. Lambrecht bem tentou com vários ataques mas nunca conseguiu deixar os seus rivais para trás. Na descida, a 9500 metros do fim, o campeão europeu Marc Hirschi atacou, arriscando mais na descida que os seus adversários e conseguindo abrir logo espaço importante.




Até ao final, ninguém conseguiu apanhar o suíço que seguiu para o título mundial, sendo o 1º ciclista da história a ser campeão mundial e campeão europeu no mesmo ano na categoria sub-23. A 15 segundos, chegou o grupo perseguidor, com Lambrecht a ser 2º e Hanninen 3º. Em relação aos portugueses, Gonçalo Carvalho foi o melhor, chegando a 5:41 no 38º posto, André Carvalho foi 51º a 9:27, João Almeida78º a 19:25 e Tiago Antunes não concluiu a prova.

By admin