O ciclismo não pára e em Espanha já se começa a preparação para a terceira Grande Volta do ano, hoje com a 100ª edição da Prueba Villafranca-Ordiziako Klasika, prova que contava com a presença da ABTF Betão-Feirense e EFAPEL Cycling. Percurso bastante ondulante, com um circuito final muito duro e com a chuva a fazer-se notar, o que tornava as condições de corrida ainda mais complicadas. Com os principais blocos da competição, UAE Team Emirates e Movistar controlaram a corrida e impediram que uma fuga pudesse ter qualquer sucesso, fuga essa que teve a presença portuguesa de Fábio Oliveira e José Mendes.
No Alto de Altzo, a pouco mais de 20 quilómetros do fim, a corrida explodiu por completo, ficando na frente um grupo de elite onde já se encontravam nomes como Oier Lazkano, Marc Hirschi e Juan Ayuso. As diferenças eram curtas e o pelotão voltou a caçar a fuga antes da última subida do dia, o Alto de Abaltzisketa, onde voltou a acontecer uma grande seleção. Ben Healy forçou a seleção, Ayuso, Hirschi e Lazkano responderam prontamente e, até ao topo da subida, apenas ficaram na frente Ayuos e Lazkano.
Restavam menos de 10 quilómetros para o final, e tudo indicava que a vitória ia ser decidida pelo duo da frente só que a chuva e as estradas escorregadias fizeram das suas, com Lazkano e Ayuso a irem ao chão já dentro do quilómetro final. Hirschi e Healy não estavam longe e aproveitaram esta situação para discutir o triunfo entre si. No sprint, o campeão suíço foi o mais rápido, conquistando a vitória para a UAE Team Emirates que ainda viu Ayuso levantar-se para terminar em 3º.
O grupo perseguidor chegava pouco depois, a 25 segundos, com Afonso Eulálio a superar, entre outros, Diego Ulissi e Eduard Prades ao sprint e a conquistar um fabuloso 5º lugar na clássica espanhola. O melhor ciclista da EFAPE Cycling foi Joaquim Silva, em 23º, a 32 segundos.