Maria Martins continua o seu crescimento dentro do ciclismo feminino e, após duas temporadas na Sopela Women’s Team, a jovem portuguesa aventura-se na Drops Cycling Team, equipa britânica que, em tempos, chegou a ter o patrocínio da Trek, sendo um projeto que vai para o 5º ano na estrada.
Foram dois anos muito positivos na formação espanhola para Maria Martins, sempre na luta pelas chegadas ao sprint e, em 2019, viu-se “Tata”, como é conhecida no mundo do ciclismo, ainda mais à vontade entre a elite. Somou 7 top-10, entre os quais foi 2ª na Classica Navarra perdendo apenas para a experiente Sarah Roy, 4º nos Campeonatos da Europa sub-23 e 6º numa etapa do Madrid Challenge, prova do World Tour, fazendo frente às melhores do mundo.
Um prémio merecido após uma temporada em que mostrou todo o seu potencial não só na estrada mas também na pista, onde já conquista medalhas entre as elites. Tendo isto em atenção, a sua nova equipa vai-lhe dar liberdade para fazer as provas de pista e preparar-se da melhor forma possível para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde é muito provável a sua presença. Na Drops Cycling Team terá a companhia de corredores como a norueguesa Emilie Moberg, uma corredora também ela muito rápida e já com bastante experiência, podendo ser importante para o desenvolvimento da portuguesa.
No comunicado no site da equipa, o director desportivo Bob Varney disse que “Determinação e tenacidade está escrito no nosso DNA e no DNA dos nossos corredores. O desejo de Tata Martins de ir para o próximo nível resume esse espírito e estamos todos entusiasmados por tê-la em nossa equipa para 2020. Tenho a certeza que esta ciclista ambiciosa surpreenderá algumas pessoas na próxima temporada.”