Depois de representar a Sopela em 2018 e 2019, a Drops/Le Col Wahoo em 2020, 2021 e 2022, Maria Martins vai continuar a sua progressão natural e foi hoje anunciada como reforço da Fenix-Deceuninck para este ano.

Curiosamente até estava prevista a manutenção de Maria Martins na Le Col Wahoo, mas em Novembro a equipa sofreu um contratempo bastante grave, um dos principais patrocinadores informou que não conseguiria cumprir com o acordado e certamente mais de metade do orçamento da equipa ficou a faltar, cerca de 400 000 euros segundo os responsáveis da estrutura britânica. Estes viram-se obrigados a dizer às principais ciclistas que poderiam encontrar outras estruturas para 2023, ficando apenas com as corredores que implicavam uma massa salarial menor.




A portuguesa de 24 anos ficou sem equipa até que surgiu a Fenix-Deceuninck, antiga Plantur-Pura, que subiu este ano ao World Tour. Esta estrutura é semelhante à da Alpecin-Deceuninck no lado masculino, com a particularidade de ser das equipas femininas com mais corredores inscritas, para 2023 são 18 as constituintes do plantel, já a contar com Maria Martins. Parte destas ciclistas fazem um calendário de estrada muito reduzido já que se dedicam quase na totalidade ao ciclo crosse, caso de Puck Pieterse ou de Ceylin Alvarado, que geralmente fazem 3 ou 4 corridas de estrada por ano. Para 2023, o calendário da Fenix-Deceuninck será bem mais preenchido por pertencer ao World Tour e incluirá Giro e Tour.

Para além de diversas medalhas na pista, Maria Martins já tem um invejável currículo na estrada, campeã nacional em 2021, sprinter por natureza, internacionalmente já foi 6ª nos Europeus, 19ª no Paris-Roubaix e 5º na Clássica de Panne. Em 2022 somou 361 pontos UCI num calendário mais reduzido do que as suas colegas por causa da pista e com a concorrência interna de Gladys Verhulst e de Marjolein Van’t Geloof. A Fenix-Deceuninck parece ser a equipa ideal para ela, faz um calendário altamente centrado em clássicas, está habituada a ciclistas que conjugam a estrada com outras disciplinas e tem acesso às principais corridas a nível mundial.




Em declarações no comunicado oficial da equipa, Maria Martins diz que “Reconheço-me muito na mentalidade e estrutura da equipa e estou muito grata por estar numa estrutura que apoia os meus objectivos tanto na estrada como na pista. Estou pronto e ansiosa por este novo capítulo na Fenix-Deceuninck.”

 

By admin