O segundo dia do Challenge Mallorca apresentava um percurso bastante simples, com os primeiros 110 quilómetros planos, seguidos de uma longa subida, antes da descida para nova fase plana na chegada a Alcúdia. Tal como ontem, Rui Costa e Rui Oliveira estavam à partida e, hoje, viram Julius van den Berg, Alessandro Fancellu, Luis Angel Maté e Colby Lange constituírem a fuga do dia.
Confiante após o triunfo de ontem, a Intermarché-Circus foi das primeiras equipas a assumir a perseguição no pelotão, ajudada pela Soudal-QuickStep. O quarteto da frente ainda entrou com 3 minutos de vantagem na subida do Coll de Sa Batalla, no entanto até ao topo da mesma os quatros fugitivos foram apanhados.
Ainda existiram diversos ataques no pelotão no entanto apenas serviu para aumentar o ritmo e reduzir ainda mais o grupo que, à falta de 30 quilómetros, tinha pouco mais de 50 unidades. Na descida, e aproveitando a estrada molhada, Nils Politt arriscou, ainda ganhou uma pequena vantagem, só que os interesses no pelotão eram muitos e, para além das duas equipas já referidas, também a EF Education-EasyPost se juntou à pseguição.
Com o grupo compacto a 6700 metros do fim, tudo se decidiu ao sprint. Mas não foi um sprint normal. Com várias curvas perigosas já dentro do quilómetro final, foi o posicionamento a valer. Rui Oliveira arriscou, entrou na frente nos 500 metros finais, tentou atacar de longe e aproveitar o risco, só que na sua roda estava Marijn van den Berg que fez a derradeira curva por dentro, colocou-se na frente, e nos últimos 50 metros ninguém o conseguiu ultrapassar.
Primeira vitória do ano e da carreira para o jovem sprinter neerlandês no Trofeo Alcudia! Os mais conceituados e favoritos à partida Ethan Vernon e Biniam Girmay completaram o pódio. Rui Oliveira foi 8º.