Último dia de montanha na Volta a Polónia e, portanto, derradeira oportunidade para os trepadores tentarem fazer diferenças na classificação geral antes do decisivo contra-relógio de amanhã. Markus Hoelgaard, Thomas de Gendt, Mick van Dijke, Bert van Lerberghe e Tobias Lund Arndesen formaram a fuga do dia, onde Hoelgaard era o maior perigo para a classificação geral, estando a menos de 3 minutos de Matej Mohoric. Estando na frente, o dinamarquês foi defendendo a liderança da montanha do seu companheiro Jacopo Mosca e só com a pontuação de hoje passou para a liderança da respetiva classificação.



INEOS Grenadiers e Bahrain-Victorious mantinham a fuga por perto, com a diferença a ser de apenas 1 minuto à entrada do circuito final de Bielsko-Biala, que o pelotão iria percorrer por 4 vezes. Um a um os fugitivos foram sendo apanhados pelo grande grupo, com De Gendt a mostrar-se o mais combativo, sendo apanhado a apenas 12 quilómetros do fim, numa altura em que o grupo já se encontrava bastante reduzido. Foi à entrada da volta final ao circuito, à falta de 7500 metros, que o cenário de corrida mudou, com a UAE Team Emirates a aparecere na frente, impondo um ritmo que alongava bastante o grupo.

A equipa de João Almeida aproveitou uma fase bastante rápida para se posicionar na frente, com outras equipas a também aparecerem antes da subida final para a meta. Com estrada bastante larga, não houve uma equipa que dominasse a chegada até voltar a aparecer o comboio da INEOS com 1500 metros para a chegada. Com 3 ciclistas na frente de Michal Kwiatkowski, a equipa britânica fez uma grande preparação do sprint para o seu líder no entanto o polaco não contava com Marijn van den Berg.



O neerlandês esteve resguardado o dia todo e, com relativa facilidade ultrapassou o polaco e Matej Mohoric, que estava na sua roda, para conquistar a primeira vitória da carreira no World Tour. Mohoric foi 2º, somando 6 segundos de bonificação, e João Almeida ultrapassou Kwiatkowski em cima da linha de meta para ser 3º e conseguir 4 importantes segundos de bonificação. Ruben Guerreiro foi 13º.

Na geral, Mohoric segue líder, agora com 12 segundos de vantagem para João Almeida, mais 2 que ontem, e 18 para Kwiatkowski. Ruben Guerreiro subiu a a 13º a 1:03.

By admin