Em Junho de 2021, praticamente vindo do nada, um jovem ucraniano de 25 anos chamado Mark Padun, surpreendeu o Mundo do ciclismo ao dominar e vencer as últimas 2 etapas do Dauphine face a alguns dos melhores trepadores da atualidade.



O resto da temporada viria a ser tão enigmático e inconsistente como a carreira de Padun até então, o 3º lugar na Vuelta a Burgos levantou as expectativas para a Vuelta, mas durante a Grande Volta espanhola o corredor que representa a Bahrain-Victorious desde 2017 nunca apareceu ao nível que tinha apresentado meses antes. Apesar dos melhores resultados até agora na carreira, decidiu deixar a Bahrain, uma das equipas do momento, depois de 5 épocas em que começou a ser rotulado de eterna promessa.

É preciso recordar que os grandes triunfos de Mark Padun surgiram do nada, mas o ciclista de Donetsk como sub 23 fez 5º no Baby Giro e nos Mundiais e na primeira época como profissional ganhou 1 etapa no Tour of the Alps e fez pódio numa etapa da Vuelta. A partir daí esperava-se mais consistência, algo que nunca conseguiu, aparecendo bem numa prova ou outra, passando anónimo no resto do ano, tendo também sido afetado por lesões e por apagões.



Ontem, a EF Education Nippo apresentou Mark Padun como reforço para 2022, 2023 e 2024, e num comunicado bastante extenso, detalhado e esclarecedor, Jonathan Vaughters refere que precisamente a consistência é a característica que vão procurar trabalhar mais em Padun, reconhecendo que o ucraniano no seu dia consegue exibições incríveis. Em 2022 o foco será ganhar etapas em provas de 1 semana e Grandes Voltas, sem grande pressão, para em 2023 tentar atacar as classificações gerais.

Recomendamos vivamente que leiam o que a EF publicou ontem, um texto que expressa bem as origens e como evoluiu a mentalidade e a carreira de Mark Padun. Aparentemente parece um bom casamento, o ucraniano tem uma personalidade excêntrica tanto fora como em cima da bicicleta e a EF tem vários corredores assim (Bettiol, Chaves, Cort, Uran, Valgren) para além de albergar várias nacionalidades.



By admin