Como seria de esperar, o dia abriu a todo o gás com mais de 30 quilómetros até que se formasse a fuga do dia. Ataques e contra-ataques até que um enorme grupo de 29 ciclistas conseguisse escapar ao pelotão. Nesse grupo estava o camisola amarela Mathieu van der Poel, Wout van Aert, Kasper Asgreen, Matej Mohoric, Mark Cavendish, Ruben Guerreiro, Vincenzo Nibali, Patrick Konrad, Simon Yates e Philippe Gilbert.
Com tantos corredores importantes na frente, o pelotão não começou por dar muita vantagem mas o facto de quase todas as equipas estarem na frente fizeram com que fosse a UAE Team Emirates a única equipa que trabalhasse no pelotão. Aos poucos a vantagem foi aumento e, a 100 quilómetros do fim, já era de 7 minutos. A 87 quilómetros do fim, Matej Mohoric e Brent van Moer atacaram no grupo da frente e, a 50 quilómetros do fim, receberam a companhia de Jasper Stuyven e Victo Campenaerts. Este grupo tinha 1 minuto de avanço para o grupo de Van der Poel.
Foi já nos 20 quilómetros finais, na subida de Signal d’Uchon, que Mohoric deixou todos os seus companheiros de fuga para trás, ganhando logo uma vantagem considerável. No topo da subida, o esloveno tinha praticamente 1 minuto de vantagem para os principais perseguidores e 1:15 para o grupo de Van der Poel. No pelotão, atacava Richard Carapaz e ficava para trás, em evidentes dificuldades, Primoz Roglic.
Até ao final, Matej Mohoric continuou firme rumo à vitória em etapa, conquistando a primeira vitória da carreira no Tour! Vitória impressionante, com um ataque de longe. Jasper Stuyven foi 2º a 1:20 e 1:40 para o grupo de Mathieu van der Poel, que foi 4º, atrás de Magnus Cort. O grupo dos favoritos chegou a 5:15, tendo apanhado Carapaz mesmo em cima da linha de meta. Primoz Roglic chegou a 9:03, estando irrepediavelmente fora da luta pela vitória final no Tour.
De referir que esta vitória garantiu a Matej Mohoric a entrada no “clube” dos ciclistas que venceram uma etapa em cada uma das Grandes Voltas. Na classificação geral, Mathieu van der Poel segue na liderança, com 30 segundos de vantagem para o seu eterno rival Wout van Aert e 1:49 para Kasper Asgreen.