O último acto do World Tour 2024, a 6ª etapa do Tour fo Guangxi, tinha o atractivo de uma subida de 1400 metros a 11,6% em dose tripla em modo circuito. A primeira destas passagens era logo nos quilómetros iniciais e Remi Cavagna foi dos mais activos enquanto os ciclistas da geral tentavam surpreender Lennert van Eetvelt, ficaram 30 ciclistas na frente enquanto Ethan Vernon passava algumas dificuldades. Só depois se formou uma fuga propriamente dita e com muito perigo à mistura, Tim Wellens, Esteban Chaves, Stan Dewulf, Tosh van der Sande, Amanuel Ghebreigzabhier e Michael Leonard destacaram-se e rapidamente Wellens colocou-se na liderança virtual visto que estava apenas a 36 segundos na geral.

Lotto-Dstny e Team DSM controlavam a diferença e tentavam não facilitar, nunca esteve acima dos 2 minutos e Wellens aproveitava para bonificar 3 segundos no sprint intermédio. Entretanto a Bahrain também começou a trabalhar visto que tinha várias opções para sprintar. A diferença baixou dos 50 segundos à entrada para a volta final, a Astana também dava uma mãozinha e o que restava da escapada foi apanhada precisamente na última subida, onde Lennert van Eetvelt mostrou-se sempre muito atento e não mostrou sinais de fragilidade.




No entanto o ritmo foi sempre muito alto e ficaram cerca de 40 ciclistas no pelotão, com um segundo pelotão a cerca de 30 segundos, onde estava Ethan Vernon, o melhor sprinter da competição até ao momento. Ia havendo várias ofensivas no primeiro grupo, sempre anuladas pela Lotto-Dstny e pela Visma, Vernon ainda reentrou, mas não a tempo de discutir a vitória na etapa. O sprint foi muito confuso, quase cada um por si, a Arkea fez um comboio aceitável e depois foi Quinn Simmons a tentar lançar Tesfatsion.

No meio do caos reinou supremo Matevz Govekar, para somar a primeira vitória da carreira no World Tour, diante de Marijn van der Berg e do seu companheiro de equipa Robert Stannard. Na classificação geral não houve grandes mexidas, de realçar que a atitude corajosa de Tim Wellens lhe valeu subir de 11º para 7º devido às bonificações, Lennert van Eetvelt levou a classificação geral.

By admin