Acabado de se sagrar campeão mundial de ciclo-crosse pela 4ª vez na carreira, o holandês Mathieu van der Poel não teve papas na língua e no rescaldo da prova ganha diante do seu rival Wout van Aert falou bastante com a imprensa sobre o resto do programa para 2021.
Na agenda do ciclista de 26 anos está o UAE Tour e depois várias clássicas como seria de esperar (Strade Bianche, Milano-SanRemo, Dwars door Vlaanderen, Tour des Flandres e Paris-Roubaix. A Alpecin-Fenix garantiu a presença no Tour em 2021 e Mathieu van der Poel é o líder indiscutível da equipa, sendo lógico que a sua presença seja crucial para a equipa e, consequentemente, os sponsors.
No entanto, o vencedor de ontem não está assim com tanta vontade, “para mim os Jogos Olímpicos são mais importantes que o Tour”, disse hoje numa conferência de imprensa. A preparação será feita não para a estrada, mas sim para o Mountain Bike, onde vai à procura da medalha de ouro. “Neste momento tenho previstas 3 provas da Taça do Mundo de Mountain Bike e depois um estágio para me focar nessa vertente em Livigno, que terminará antes da Volta a Suíça.”
Mathieu van der Poel não tem medo de perder capacidade nas provas de estrada, refere que há alguns anos fez esta preparação e teve rendimento na estrada e que precisa de encontrar o feeling de novo no Mountain Bike e para isso é preciso muito treino. Estará é no Tour ligeiramente contrariado, “considerei faltar ao Tour, na minha opinião a melhor forma de estar a top nos Jogos Olímpicos é faltar ao Tour, mas os sponsors e a equipa querem muito que eu vá, portanto, eu percebo.