O último domingo do ano de 2024 ficou marcado por mais uma etapa da Taça do Mundo de Ciclocrosse, com o pelotão a viajar até França, mais concretamente em Besançon, para a 7ª prova da competição. Num percurso bastante longo e muito duro, não só pelas subidas, mas também pela lama, Mathieu van der Poel voltou a não dar hipóteses à concorrência. O campeão do Mundo esteve uma volta e meia na roda dos rivais, depois de um grande arranque de Toon Aerts, para depois fazer mais um “contra-relógio” rumo à quinta vitória do ano em outras tantas provas.
Van der Poel mostrou-se, mais uma vez, muito consistente e regular, poucos erros cometeu e, com grande naturalidade, somou mais um triunfo autoritário. Aerts conseguiu aguentar a pressão constante de Niels Vandeputte para terminar em 2º a 20 segundos e, desta forma, fazer uma aproximação a Michael Vanthourenhout na liderança da Taça do Mundo. O belga teve uma prova para esquecer, ainda na primeira volta caiu, depois foi forçado a trocar de sapatos, chegou a estar quase fora do top-40 para depois remontar até ao 7º lugar.
Nas contas da Taça do Mundo, e apesar de tudo, acabou por ser um grande dia para Vanthourenhout, fruto de todos os azares que teve. O ciclista da Pauwels Sauzen – Bingoal tem, agora 189 pontos, mais 25 pontos que Aerts, que hoje recuperou 11 pontos.
Entre as mulheres, o arco-íris também reinou em Besançon! Fem van Empel voltou a dominar o cross da Taça do Mundo, colocou-se isolada na primeira volta da prova para nunca mais ninguém lhe colocar os olhos em cima. A jovem neerlandesa venceu com 37 segundos de vantagem para Lucinda Brand e 1:02 para Blanka Vas. Na geral, Brand continua líder com uma vantagem sólida para Van Empel, com 215 pontos contra 169.