O terceiro dia do ano de 2023 trouxe o primeiro grande duelo entre Wout van Aert e Mathieu van der Poel! Herentals era o local da batalha, precisamente a terra natal do campeão belga que trazia a confiança em alta após 3 vitórias consecutivas sobre o seu grande rival de sempre. As primeiras duas voltas trouxeram um cenário diferente do habitual, normalmente Van Aert e Van der Poel distanciam-se rapidamente da concorrência, no entanto hoje Jens Adams mostrou-se muito forte no início e conseguiu acompanhar os dois extraterrestres.



Um pequeno erro de Adams deixou na frente o duelo que todos queriam ver. Com o público sempre em alvoroço, Van Aert e Van der Poel não se largaram um único metro que fosse, andando sempre na roda um do outro. Aos poucos, foram alargando a vantagem para os grupos perseguidores e, à entrada da última das 8 voltas, a expectativa aumentava. O belga entrou na frente, Van der Poel tentou forçar a meio no entanto, a correr em casa, Van Aert não foi em cantigas e voltou a colocar-se na frente.

Parecia que tudo se ia encaminhar para um sprint entre os dois só que logo a seguir à passagem pelas boxes o azar batia à porta de Wout van Aert. Um furo deitava por terra as aspirações do ciclista da Jumbo-Visma vencer em casa e deixava Mathieu van der Poel na frente que, alheio a estes acontecimentos, pedalou para a vitória, a primeira do ano e a primeira desde 26 de dezembro. Van Aert foi 2º, a 20 segundos, sendo pela primeira vez derrotado na sua prova. Eli Iserbyt foi 3º, à frente de Lars van der Haar, mantendo a liderança do X²O Trofee.



A prova feminina viu a Alpecin-Deceuninck conseguir mais um triunfo, com Puck Pieterse a conseguir a vitória, com 27 segundos de vantagem para Lucinda Brand. Annemarie Worst completou o pódio, a 1:13. Apesar da vantagem considerável que trazia à partida, Denise Betsema perdeu a liderança do X²O Trofee, também à custa de um furo. Os quase 4 minutos perdidos por Betsema face a Brand colocam a ciclista da Baloise-Trek Lions na liderança da geral.

By admin