A primeira etapa da Volta a Catalunha apresentava um traçado bastante exigente, bem ao jeito da competição catalã. A juntar à dureza do percurso, a chuva marcou presença durante todo o dia, o que tornou a etapa ainda mais nervosa. Nicolas Alustiza, Jan Castellon, Jose Luis Faura e Danny van der Tuuk colocaram as ProTeam espanholas na fuga do dia, um grupo alcançado a 60 quilómetros do fim, aquando da primeira passagem pela linha de meta em Sant Feliu de Guíxols. INEOS Grenadiers e Alpecin-Deceuninck mostraram ser as equipas mais interessdas numa chegada ao sprint ao longo de todo o dia e mantiveram-se no comando do grande grupo.



Até ao final, destaque para algumas quedas e para um sprint intermédio onde Enric Mas somou 3 segundos de bonificação e Primoz Roglic 1. Apesar das estradas molhadas, o pelotão dirigiu-se a grande velocidade para o final, com a Red Bull-BORA a endurecer a corrida nas últimas colinas, o que tornava o pelotão num grupo cada vez mais reduzido. A aproximação à meta foi feita com a Alpecin-Deceuninck na frente e, na descida que antecedia o final, Tibor del Grosso ganhou uma pequena margem.

O jovem neerlandês da Alpecin abriu um espaço interessante, os seus colegas que abriam na roda abrandaram e Matthew Brennan foi obrigado a assumir a corrida. Situação favorável a Del Grosso, Brennan a perseguir a alguns segundos e com Kaden Groves na roda e, mais um par de segundos depois o pelotão. Chegava a subida para a meta, Del Grosso foi perdendo a sua vantagem, Brennan arrancou na parte mais dura e, quando se pensava que Groves iria ultrapassar o britânico depois de todo o tarbalho que fez, Brennan ainda tinha força para aguentar com Groves e ultrapassar Del Grosso e conquistar uma vitória superlativa! O pelotão apanhou estes 3 e não existiram cortes na chegada. Afonso Eulálio foi 22º, com o mesmo tempo do pelotão.



By admin