Tempo para a primeira chegada em alto da Volta a Suíça, uma etapa que se iria resumir aos derradeiros 50 quilómetros, que continham duas contagens de montanha de 1ª categoria. Bem cedo, Nickolas Zukowsky voltava a repetir presença na fuga do dia, hoje na companhia de Lilian Calmejane, Alexander Kamp e Paul Ourselin, e este quinteto permaneceu na frente até perto dos 20 quilómetros finais, já depois de ultrapassda a primiera dificuldade do dia.
Debaixo de chuva e com estrada muito molhada, o pelotão dirigiu-se para a subida final, onde a Soudal Quick-Step pegou na corrida, endurecendo bastante o ritmo, primeiro com Mattia Cattaneo e depois com James Knox. Tudo isto resultou no ataque de Remco Evenepoel, à falta de 6300 metros para o fim, uma movimentação respondida por Mattias Skjelmose e Felix Gall. Sem colaboração, foi o campeão do Mundo a fazer todo o trabalho na frente, o que fazia com que o grupo perseguidor nunca estivesse muito distante.
Sem grande colaboração, Evenepoel deixou de impor um ritmo tão forte e isso levou à mexida de Gall. O austríaco atacava a 2,5 quilómetros da chegada, ninguém respondia e depois foi a vez de Skjelmose sair, sem que Evenepoel o conseguisse acompanhar. O dinamarquês da Trek-Segafredo foi a ritmo e mesmo antes do quilómetro final fez a junção com Gall. Já Evenepoel sentia dificuldades e era apanhado pelo grupo perseguidor, onde estavam Juan Ayuso, Rigoberto Uran, Cian Uijtdebroeks, Wilco Kelderman e Pello Bilbao.
Apesar das diferenças curtas e dos ciclistas se verem todos na estrada, a vitória em Villars-sur-Ollon estava na frente, e com uma forte aceleração a 600 metros da chegada, Skjelmose não deu hipóteses a Gall e atacou para a vitória, a primeira da carreira no World Tour. Gall foi 2º a 3 segundos Ayuso conseguiu distanciar-se do grupo preseguidor, terminando em 3º a 12 segundos. A 21 segundos chegava o grupo de Evenepoel. Com estas diferenças, Skjelmose é o novo camisola amarela da Volta a Suíça, com 17 segundos de vantagem para Evenepoel e 24 para Ayuso. Rui Costa foi 25º a 1:50, ocupando o mesmo lugar na geral.