Novo domingo de ciclismo em Portugal, hoje com o pelotão a deslocar-se até à Póvoa de Varzim para a 26ª edição da Clássica da Primavera, uma prova marcada pelas sucessivas passagens pelo Monte de São Félix. Uma fuga de 10 unidades marcou a prova de hoje e viria a ser dessa escapada que se iriam decidir os diversos vencedores do dia. Gonçalo Leaça foi o mais forte na montanha e Pedro Andrade venceu as metas volantes.
Estas classificações ficaram decididas antes da última das sete passagens pelo Monte de São Félix onde Mauricio Moreira decidiu atacar e deixar os restantes companheiros de fuga para trás. O vencedor da Volta a Portugal 2022 não viria a ser mais apanhado e, na Póvoa de Varzim, celebrava o primeiro triunfo da temporada da sua conta e da Glassdrive-Q8-Anicolor.
A 20 segundos chegou um grupo de 4 unidades, com Luís Gomes a superiorizar-se a Hugo Nunes, Rodrigo Caixas e Artem Nych. O pelotão chegou logo de seguida, a 24 segundos, com Leangel Liñarez a vencer o sprint pelo 6º posto. Pedro Silva, em 11º, foi o melhor jovem do dia.
Esta foi a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal, depois da Prova de Abertura e, com os resultados de hoje, Rafael Silva, 7º no dia de hoje, é o novo comandante da geral. Entre os sub-23, Pedro Silva é o novo líder. Daqui a cerca de um mês, a 16 de abril, a Taça de Portugal tem o seu fim, com a Clássica Aldeias do Xisto.
Results powered by FirstCycling.com