Com os 30 primeiros da classificação geral separados por 2 segundos os 8400 metros de esforço individual com partida e chegada a Castelo de Vide afiguravam-se ainda mais importantes do que o habitual nesta edição da Volta ao Alentejo.
O duelo pela vitória voltou a ser entre 2 ciclistas que se conhecem cada vez melhor, lutaram pelo G.P. Douro Internacional há alguns dias e hoje andaram escapados vários quilómetros de manhã. Acabariam por ser apanhados, mas José Neves ainda ficou com a classificação da montanha, de tarde Mauricio Moreira vingou-se a ficou com a etapa e com a liderança da Volta ao Alentejo, a etapa por 1 segundos, a amarela por 3 segundos, diante de José Neves.
A luta fratricida entre Efapel e W52-FC Porto ficou bem exemplificada hoje e nesta classificação, a formação de Ovar ficou com 1º, 3º e 5º na etapa, os comandados por Nuno Ribeiro tiveram 2º, 4º e 7º, na geral têm 5 elementos entre os 6 primeiros. O intruso é Kiko Galvan, da Kern Pharma, 4º na geral. Rafael Reis completou o pódio hoje e também completa o pódio provisório na geral.
Mauricio Moreira está a passar o melhor momento da carreira, de longe, venceu 2 etapas e a classificação geral do G.P. Douro Internacional, foi 2º hoje de manhã e leva 4 vitórias em 16 dias. Nota ainda a excelente prestação de Fábio Costa, vice-campeão sub-23 de estrada, foi 5º na jornada, o único sub-23 no top 20. Amanhã decorre a última etapa com chegada a Évora, um final técnico e perigoso, onde a Efapel terá de estar atenta a possíveis cortes, já que não há bonificações.