A 3ª etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias decorreu esta tarde em Santo Tirso, com uma crono-escalada de 7200 metros até ao Alto da Nossa Senhora da Assunção, uma subida bem conhecida do pelotão nacional. Com saída por ordem inversa à posição na classificação geral os primeiros lugares foram ocupados pela juventude durante algum tempo, nomeadamente Fábio Costa e Tiago Leal, que inclusivamente acabaram a jornada nos 15 melhores.
No final de contas acabariam por ser alguns dos ciclistas mais em destaque este ano a ocupar as posições cimeiras, Mauricio Moreira somou a 2ª vitória na prova ao parar o relógio em 15:05, apenas menos 2 segundos que José Fernandes, o actual campeão nacional de estrada. António Carvalho foi 3º na etapa. Todos estes ciclistas estavam já longe na luta pela classificação geral, limitada a 20 ciclistas.
Com a camisola amarela vestida depois do triunfo na 1ª etapa, Joaquim Silva voltou a mostrar que está em excelente forma, foi 5º na etapa e ganhou tempo a todos os seus rivais. O amarelo deu-lhe asas e reforçou a liderança, que agora é de 25 segundos sobre Alejandro Marque e Ricardo Vilela, com Frederico Figueiredo a cerca de meio minuto. Os próximos 2 dias serão certamente de muita pressão e responsabilidade para a Tavfer-Measindot-Mortágua na defesa desta liderança.
Foto: Global Images