Início de mais uma Volta ao País Basco, com um contra-relógio individual a ter as primeiras pedaladas dentro do pavilhão desportivo do Baskonia, equipa de basquetebol da localidade de Vitoria. Harold Tejada foi quem deu o tiro de partida da competição, com Ethan Hayter a marcar o primeiro registo de referência com 18:43. O tempo do britânico viria a ser melhorado pelo seu colega de equipa Maximilian Schachmann, com 18:37.
Este foi um registo que esteve em grande ameaça por várias vezes. Primeiro foi Florian Lipowitz a terminar a escassos 0,076 segundos e, se esta diferença já é curta, o português João Almeida conseguiu ficar a 0,054 segundos. Até ao final, mais ninguém se conseguiu aproximar do alemão da Soudal QuickStep que, desta forma, se estreia a ganhar na temporada e consegue a primeira vitória desde o regresso à equipa belga. João Almeida esteve muito perto do triunfo e é o melhor dos ciclistas da geral, o que já se torna bastante positivo.
Entre os restantes favoritos, Aleksandr Vlasov ficou a 10 segundos, Ilan van Wilder a 11, Mattias Skjelmose a 12, Daniel Martinez a 23, Pello Bilbao a 27, Brandon McNulty a 34, Santiago Buitrago a 46 e Enric Mas acabou por ser o principal derrotado do dia, perdendo 1:10 em apenas 16 quilómetros. Nelson Oliveira foi 12º a 18 segundos e Iuri Leitão 136º a 1:59.