Na jornada mais dura do Saudi Tour as maiores diferenças voltaram a ser feitas pelo vento, alavancado pelas estradas expostas do deserto saudita. A meio da etapa a Quick-Step voltou a lançar um forte ataque ao líder Santiago Buitrago, que já ontem tinha passado mal nestas condições, tendo salvo a sua liderança. Desta vez a equipa belga fez grandes diferenças e partiu o pelotão em 3, ficou um grupo da frente com cerca de 15 elementos, onde a Quick-Step era a grande força motriz, um grupo perseguidor com o líder Buitrago onde a Uno-x e a Bahrain era quem mais trabalhava e um 3º pelotão onde vinha Caleb Ewan, que já sabia que a vitória na geral era apenas uma miragem.
As diferenças foram aumentando e depois estabilizaram, com o 3º grupo a afastar-se de uma forma irremediável para as contas da geral, enquanto o grupo perseguidor entrou nos 20 kms finais a 1:20 da frente, onde também estavam Turgis, Oss ou van Gils, perigos para a geral, com a Quick-Step a apostar em Bagioli para a etapa. A emoção subiu ainda mais quando o grupo perseguidor começou a acreditar na recuperação graças a uma união geral entre várias equipas, a 12 kms para o final era apenas 1 minuto de diferença.
A Quick-Step deu tudo por tudo e foi sacrificando ciclistas para o ataque de Andrea Bagioli a meio da subida, com o italiano a ser acompanhado apenas por Maxim van Gils. O belga foi ao seu ritmo e acabou por quebrar a resistência de Bagioli e ganhou uma margem de 30/40 segundos para o jovem transalpino. Entretanto juntou-se um grupo perseguidor com os mais fortes do pelotão (Rui Costa e Buitrago) e o remanescente da fuga (Mezgec, Renard ,van Poppel, Oss, DeClercq).
Na fase plana de aproximação à meta, apesar de seguir sozinho, Maxim van Gils mostrou novamente o seu poderio físico e manteve distâncias para os perseguidores, aproveitando assim para ganhar a etapa e subir à liderança da geral. Bagioli foi apanhado já dentro do quilómetro final e Mezgec bateu Tim DeClercq na luta pelo 2º lugar. Na classificação geral ficou o belga da Lotto-Soudal na liderança, diante de Santiago Buitrago (36 segundos) e Rui Costa (48 segundos).