O último dia da primeira longa semana da Volta a Espanha prometia espetáculo e os ciclistas saíram de Villaviciosa com vontade de endurecer a corrida ao máximo. Os ataques foram uma constante nos primeiros 40 quilómetros, com Richard Carapaz a tentar várias vezes mas com o próprio líder Remco Evenepoel a responder ao campeão olímpico.



Alguma acalmia levou à formação da fuga, ainda antes da primeira subida do dia, num grupo onde estavam Louis Meintjes, Samuele Battistella, Edoardo Zambanini, Dylan van Baarle, Filippo Conca, Jimmy Jansens, Robert Stannard, José Manuel Diaz, Simon Gugliemi e Thymen Arensman. A presença de Arensman não era nada boa para a fuga e, pouco depois, o neerlandês esperava pelo pelotão, deixando a fuga ganhar uma maior vantagem, que chegou a rondar os 5 minutos.

A Quick-Step controlou a etapa toda, a diferença foi descendo aos poucos, com a fuga a entrar com 3:30 na subida final. Nesse momento, estavam na frente Battistella e Jansens, depois de se terem destacado a 10 quilómetros da chegada. Jansens destacou-se mas numa subida tão ingrime nada significava uma vez que, ao seu ritmo, e como é apanágio, Meintjes foi passando os rivais e a 2600 metros do fim passou para a frente da corrida para nunca mais ser apanhado.



No grupo dos favoritos, a corrida animou com Julian Alaphilippe a colocar uma mudança extra no ritmo. O campeão do Mundo forçou muito, colocou muitos ciclistas em dificuldades, deixando apenas uma vintena de ciclistas no grupo do líder. Nas primeiras rampas o grupo partiu-se, Juan Ayuso atacou e apenas Evenepoel, Mas e Roglic conseguiram seguir o espanhol. O jovem ciclista pagou caro o esforço e quando Evenepoel passou para a frente deixou, um a um, os seus rivais para trás.

A um ritmo alucinante, Evenepoel foi abrindo espaço para os seus rivais, foi apanhando os ciclistas da fuga mas não foi suficiente para chegar às bonificações. Vitória para Meintjes, com 1:01 de vantagem para Battistella e 1:14 para Zambanini. Evenepoel chegou a 1:34 e a partir daqui o relógio começou a contar. Ayuso foi o melhor dos restantes, cedendo 34 segundos, Mas 44, Rodriguez 46, Roglic 52 e Yates 1:03. João Almeida foi 18º a 3:22.



Na classificação geral, Evenepoel é mais líder, agora com 1:12 de vantagem para Mas e 1:53 para Roglic. Com várias alterações no top-10, João Almeida subiu a 7º, a 4:32.

By admin