Os nossos leitores decidiram e elegeram Jasper Philipsen como o melhor sprinter de 2023. Num total de 197 votos (obrigado pela participação), e numa votação sem história, o velocista belga recebeu 182 votos, o que equivaleu a uns impressionantes 92%. Mads Pedersen foi 2º, com 6 votos e Olav Kooij completou o pódio com 4 votos. Ainda hoje, sairá a 3ª sondagem, onde vamos eleger a revelação do ano.

Após os nossos leitores terem dado a sua opinião, é hora das 2 pessoas que colaboram neste projeto também irão deixar o seu ponto de vista fundamentado em relação à sua escolha.

 

 André Esteves – Jasper Philipsen

Não há muitas dúvidas sobre o melhor sprinter da temporada. 19 vitórias, com triunfos de Março a Outubro, o sprinter da Alpecin-Deceuninck conseguiu subir o nível em relação a 2022 para ser, de longe, o homem rápido mais forte da época. Para vermos a sua eficácia, conseguiu 25 pódios, 19 triunfos e 6 segundos lugares.



As quatro vitórias no Tour de France e a camisola verde são o ponto alto da temporada onde conquistou etapas em todas as provas por etapas em que participou (Tirreno-Adriático, Volta a Bélgica, Renewi Tour e Volta a Turquia). Conquistou 7 clássicas, incluindo uma no World Tour, a De Panne-Brugge. Sempre com um comboio muito sólido, a Alpecin-Deceuninck rodeou o seu sprinter com um forte bloco, principalmente Jonas Rickaert e Ramon Sinkeldam.

 

João Crespo – Jasper Philipsen

Creio que esta será a votação mais desequilibrada e onde também tive menos dúvidas a escolher. Ganhou de Março a Outubro, foi o dominador dos sprints na Volta a França com 4 triunfos e a conquista da camisola verde.

Mestre na capacidade física e na colocação, contou também quase sempre com o apoio fundamental de uma equipa que o deixou com as condições necessárias para o sucesso a 500 metros da meta. Para além das provas por etapas, onde venceu pelo menos 1 jornada em todas as competições em que participou, triunfou em 2 clássicas onde estiveram grandes sprinters, a De Panne-Brugge e a Scheldeprijs, mais nenhum sprinter chegou, em 2023, à qualidade e consistência de Jasper Philipsen.

By admin