Chegou o dia de apresentar a melhor equipa do ranking, do escalão continental, a Team Sapura Cycling. A equipa malaia foi a equipa que alcançou mais pontos no UCI World Ranking, numa temporada muito diferente do habitual, com poucos dias de competição e, consequentemente, poucas vitórias. Em 2019 a equipa atingiu os 26 triunfos, mais 20 do que esta época.
Os dados
Vitórias: 6 vitórias, com 1 dos triunfos a ser alcançado numa prova da categoria 2.Pro
Pódios: 21 pódios, quatro deles alcançados no Tour de Langkawi, na Malásia, prova importante para a equipa.
Dias de competição da equipa: 34 dias de competição
Idade média do plantel: 26 anos
Mais kms: Serghei Tvetcov, com 4553 kms
Melhor vitória: Triunfo na classificação geral do Tour de Langkawi, por parte de Danilo Celano. Uma conquista importante para a Team Sapura, não só por ser uma prova do mesmo país da equipa, mas por ser uma das provas mais importantes do circuito asiático.
O mais
A equipa teve uma prestação razoável, no geral, nas poucas provas em que participou. Acabou por conquistar a prova mais importante do seu calendário de 2020, por intermédio do italiano Danilo Celano, e esteve bem nas provas dos campeonatos nacionais da Malásia, com Akmal Hakim Zakaria a sagrar-se campeão nacional de estrada, e Muhammad nur Aiman Bin Rosli a vencer na especialidade de contrarrelógio. Celano foi o ciclista em destaque, visto que foi o corredor que conquistou mais pontos UCI, amealhando 248 pontos. Outro ponto positivo, deve-se ao facto da equipa Sapura suceder à sua rival, a Terengannu Inc. TSG Cycling Team, como melhor equipa continental.
O menos
O romeno Serghei Tvetcov, ciclista importante para a equipa Sapura, competiu na primeira fase do ano, até março, pelo conjunto malaio, atingindo resultados abaixo do expectável no New Zealand Cycle Classic, no Tour de Langkawi e no Tour de Antalya. Na fase pós-confinamento, correu apenas pela seleção romena, destacando-se no Tour de Szeklerland, Sibiu Cycling Tour e no Tour da Roménia.
O mercado
De momento, a equipa anunciou apenas a saída do holandês Roy Eefting para o conjunto bielorusso da Ferei-CCN. O ciclista teve uma experiência falhada, com quatro dias de competição, acabando, apenas, por chegar à linha de meta por uma ocasião, visto que nos outros dias desistiu ou chegou fora do tempo limite. O ciclista turco Ahmet Orken renovou contrato, sendo um nome confirmado para a próxima temporada. É um sprinter importante para a equipa, com resultados interessantes ao longo das temporadas, com vários top dez em provas importantes para uma equipa do escalão continental. Será a sua segunda temporada na equipa.
O que esperar de 2021?
A Sapura é uma das principais equipas da Ásia, onde há cada vez mais provas e pontos em disputa. A equipa irá tentar lutar ao máximo pelas provas do calendário asiático, como é costume, sendo que ainda não têm equipa para competir noutros circuitos, principalmente o europeu. Serão esperados bons resultados, especialmente nas provas da Malásia, país da grande maioria dos corredores.