2020 já arrancou a todo o gás com os Campeonatos Nacionais Australianos e com a versão feminina do Tour Down Under, ganha pela campeã norte-americana Ruth Winder, que conseguiu derrotar a grande favorita e vencedora das últimas 3 edições Amanda Spratt.
O lado masculino também já competiu, com a Vuelta al Tachira, na Venezuela, a abrir o calendário, sendo a Androni-Giocatolli a única equipa europeia presente, por culpa de Gianni Savio e dos seus sponsors sul-americanos. De tudo isto já vão 5 triunfos na temporada da equipa italiana, 1 de Luca Pacioni, 2 de Jhonatan Restrepo e mais 2 de Kevin Rivera. Na Nova Zelândia correu-se a New Zealand Cycle Classic, ganha por Rylee Field.
A começar a semana temos a primeira prova do calendário africano, a sempre emocionante Tropicale Amissa Bongo. Com um total de 7 etapas, a prova que se corre no Gabão contará com a presença de várias equipas francesa, incluindo a World Tour Cofidis e as Profissionais Continentais Total Direct Energie e NIPPO DELKO One Provence. Lorrenzo Manzin, Natnael Berhane, Justin Jules, Youcef Reguiui e Riccardo Minali são alguns dos nomes a ter em atenção para a competição no Gabão.
No dia seguinte, ou melhor, na madrugada seguinte, do dia 21 de janeiro, tem o seu início o World Tour e a competição para a maioria das equipas, com o Tour Down Under. 6 etapas numa edição mais montanhosa que a do ano passado, o que irá favorecer os trepadores. Não nos iremos alongar muito já que, amanhã será dia de voltarem as antevisões, com o Tour Down Under a marcar o início desta série.
Para terminar a semana, e no mesmo dia que acabam as duas provas já referidas, terá o seu começo a Vuelta a San Juan. O primeiro líder deverá ficar decidido ao sprint, numa competição que marcará o início da época de 2020 para o Tavira Maria Nova Lounge Hotel. Peter Sagan, Remco Evenepoel, Julian Alaphilippe, Nelson Oliveira e Fernando Gaviria são alguns dos principais nomes a iniciar a temporada na Argentina.