A Volta a Catalunha começou no dia de hoje e estende-se até ao próximo domingo. Existem várias etapas para todos os gostos, como já descrevemos na antevisão publicada na noite de ontem. Thomas de Gendt foi incrível no dia de hoje, enganando todo o pelotão só como ele sabe fazer. As etapas de quinta-feira e sexta-feira serão as mais importantes em termos de classificação geral. No dia de hoje, começou, na França, o Tour de Normandie, uma prova tradicional do calendário gaulês, onde a maioria das etapas costumam acabar ao sprint.
Poucas são as provas por etapas na última semana de Março e, a juntar às já mencionadas, temos a Settimana Internazionale Coppi e Bartali. 5 dias, 6 etapas, com o primeiro dia (quarta-feira), a ter um duplo setor. As etapas 2, 3 e 5 são as mais duras e, apesar de não existir uma verdadeira etapa de alta montanha, são tiradas capazes de fazer diferença. A Team Sky traz uma equipa fortíssima, com Tao Geoghegan Hart, Eddie Dunbar, Diego Rosa e David de la Cruz a serem opções válidas para triunfar na geral. A Mitchelton-Scott, com Lucas Hamilton e Brent Bookwalter, é a equipa rival, numa competição onde João Almeida e André Carvalho devem correr pela Hagens Berman Axeon.
A partir de quarta-feira inicia-se uma série incrível de clássicas, quase todas elas pertencentes ao World Tour e que vão servir de preparação para os próximos dois Monumentos. A Driedaagse Brugge-De Panne faz a sua estreia no escalão mais alto do ciclismo. Em teoria, esta é a prova mais fácil, onde os sprinters devem discutir a vitória no entanto não nos vamos alongar muito já que amanhã sairá a sua antevisão.
Os homens do empedrado aparecem na sexta-feira com a E3 BinckBank Classic, competição ganha por Niki Terpstra na temporada passada e que passa pelas subidas mais famosas do mês de Abril como o Paterberg. Também esta prova terá a sua antevisão publicada na devida altura. No Domingo, será a vez da Gent-Wevelgem, uma das últimas clássicas de preparação para o Tour de Flandres e que, normalmente, termina em sprint em grupos reduzidos, pois não é tão dura como a prova de sexta-feira. Também faremos antevisão desta prova.
As senhoras vão ter que esperar até Domingo para correr, com a edição feminina da Gent-Wevelgem. O cenário mais normal é o mesmo da prova masculina no entanto sabe-se que as provas femininas são mais imprevisíveis. A campeã europeia Marta Bastianelli venceu a prova no ano passado mas terá dura tarefa pois a concorrência será muito forte, com Marianne Vos, Kirsten Wild, Lotta Lepisto e Coryn Rivera a serem algumas das rivais. Daniela Reis está na lista de participantes.
Em Portugal, pouco será o ciclismo, com o fim-de-semana a ser dedicado ao escalão junior, que terá pela frente as 2ª e 3ª provas da Taça de Portugal do escalão. Primeiro com um contra-relógio 23,4 kms na Zambujeira do Mar e no domingo com uma etapa que começa em Vila Nova de Mil-Fontes e termina em Odemira, num final bastante exigente.