Uma semana especial para os adeptos da modalidade em Portugal com a Volta ao Algarve em Bicicleta, uma oportunidade única de vermos alguns dos melhores ciclistas do Mundo no nosso país. De 19 a 23 de Fevereiro vai decorrer a “Algarvia”, com um percurso bem conhecido, mas com algumas alterações conjunturais. O elenco é o melhor dos últimos anos, disso não há dúvidas e em relação aos nossos favoritos, terão de esperar pela nossa antevisão que sairá amanhã.



Também entre dias 19 e 23 vai estar na estrada Vuelta a Andalucia aqui no país vizinho. O percurso é perfeito para os trepadores, em 3 das 5 etapas há subidas entre 8 a 12 kms relativamente perto da meta. No último dia há o contra-relógio, que também ele tem algumas colinas e na 2ª etapa, com 1300 a 7,2% no final, talvez ainda dê para os puncheurs discutirem a tirada. São 9 equipas World Tour à partida e parece-nos que 2 delas partem na “pole position”. Uma análise mais dissecada será feita na antevisão a publicar no dia de amanhã.

Na Turquia vai haver o Tour of Antalya, prova que este ano subiu de categoria e está como 2.1. Conseguiu reunir 6 equipas Profissionais Continentais e algumas das melhores Continentais. Vão ser 4 etapas, 3 delas onde o final ao sprint é expectável e a tirada decisiva para a classificação geral deverá ser a 3ª, com o final de 8,8 kms a 5,8%. Nomes fortes para o sprint há Mihkel Raim, Roy Jans, Tim Merlier, Lucas Carstensen, Milan Menten, Aksel Nommela ou Giovanni Lonardi. Para a geral os favoritos serão Matteo Badilatti, Edoardo Zardini, Riccardo Zoidl e o trio da Team Sapura: Danilo Celano, Pierpaolo Ficara e Serghei Tvetcov.



A competição não se fica por aqui, já que em França teremos o Tour du Haut Var e com Thibaut Pinot para defender o título. O percurso este ano caracteriza-se por montanha, montanha e mais montanha. São 3 chegadas em alto, em crescendo de dificuldade. Primeiro 2,9 kms a 5,7%, depois 4,6 kms a 6,3% e por fim o Mont Faron, com 5,7 kms a 8,4%. Em relação aos candidatos obviamente Thibaut Pinot quer andar bem em casa, e estas subidas são boas para ele, mas terá de derrotar Nairo Quintana, que vem de um tremendo triunfo no Tour de la Provence, e Richie Porte, que adora estas subidas não muito longas. Quem também prefere estes esforços mais explosivos é Ruben Guerreiro, que nos parece ser a melhor opção da EF Pro Cycling para esta corrida. Depois há mais nome a ter em conta: Romain Bardet, Nicholas Roche, Fausto Masnada, Ben O’Connor, Sam Oomen, Benoit Cosnefroy e até Diego Rosa, uma segunda opção na Arkea-Samsic.

Depois no Domingo começará o UAE Tour (ainda faremos uma antevisão específica para essa corrida) e o Tour de Rwanda.


By admin