Esta é das semanas com mais ciclismo do ano. 2 provas por etapas do World Tour a decorrer em simultâneo, ambas com uma transmissão vasta são o grande atractivo, sendo que no fim-de-semana há bastante provas de 1 dia para completar este delicioso menu para os fãs de ciclismo.




O Paris-Nice vai entrar numa fase mais montanhosa em breve, estes 2 primeiros dias foram marcados pelo vento, que provocou bastante mossa no pelotão e na classificação geral, muitos candidatos ficaram já arredados e outros até já foram para casa lesionados (Gorka Izagirre, Warren Barguil, Rigoberto Uran). Ivan Sosa, Fabio Aru, Sergio Henao, Ion Izagirre, Domenico Pozzovivo, Simon Spilak, Marc Soler, Miguel Angel Lopez, Giulio Ciccone, Daniel Martinez e Simon Yates já são cartas completamente fora do baralho. Egan Bernal sobreviveu à tormenta, somou bonificações e parece ser agora o principal candidato, com Bardet, Quintana e Kelderman à espreita.

Quarta-Feira começa o Tirreno-Adriatico, e desta vez a prova vai de encontro mais às características dos classicómanos do que dos trepadores, mas falaremos mais sobre isso amanhã com a antevisão detalhada do percurso e os nossos favoritos. Alguns dos nomes grandes presentes: Peter Sagan, Julian Alaphilippe, Primoz Roglic, Elia Viviani, Thibaut Pinot, Tom Dumoulin, Greg van Avermaet, Tim Wellens, Geraint Thomas, Jakob Fuglsang, Jasper Stuyven ou Rohan Dennis. Portugal estará muito bem representado, com Rui Costa, Ruben Guerreiro, José Gonçalves e Nelson Oliveira.




O World Tour feminino está  de volta, depois da enorme demonstração de força, mesmo depois da grave lesão, de Annemiek van Vleuten. A Ronde van Drenthe será dia 17 e é um dia talhado para as sprinters, mas novamente com o perigo constante das bordures. No mesmo dia há a prova masculina também, da categoria 1.HC, com características semelhantes. Trek-Segafredo e CCC Team tentarão segurar um forte grupo de equipas Profissionais Continentais, deverá ser uma corrida muito interessante.

Em Portugal é tempo de mais uma clássica, desta vez maioritariamente na Margem Sul na região da Grande Lisboa. Com partida de Palmela e chegada a Sesimbra é um percurso muito interessante, com passagens duplas em alguns locais, os puncheurs e trepadores lutarão pelo triunfo. Amaro Antunes ganhou a primeira edição e Dmitry Strakhov a segunda.




Para além das provas já mencionadas, inicia-se dia 14 o Istrian Spring Trophy, uma prova croata da categoria 2.2, que já foi ganha por Edvald Boasson Hagen ou Magnus Cort e no ano passado Kasper Asgreen e Tadej Pogacar ficaram no pódio. Na Holanda, antes da Ronde van Drenthe haverá uma clássica de nível 1.2 para as senhoras, com algumas equipas do World Tour. No fim-de-semana começa o Tour of Taiwan, que também será interessante de acompanhar, com 4 equipas Profissionais Continentais e a estreia da equipa de Floyd Landis, com Travis McCabe e Serghei Tvetcov por exemplo. Por fim, Domingo ainda haverá 2 clássicas da categoria 1.2, o Paris-Troyes e a Popularissima, em França e Itália, respectivamente.




 

By admin