Novo dia de ciclismo na Bretanha, hoje com uma prova do World Tour, a conhecida Clássica de Plouay. O dia começou com chuva e nevoeiro, tempo esse que afetou, e muito, a prova feminina ganha por Elizabeth Deignan. À partida não esteve a Bora-Hansgrohe devido a um caso positivo de COVID-19 dentro da equipa.
Remi Cavagna, Floris de Tier, Alexander Catarford, Joey Rosskopf, Zhandos Bizhigitov, William Clarke, Julien Morice e Maxime Cam foram os oito aventureiros do dia, numa fuga que terminou a 45 quilómetros da chegada, com Cavagna a ser o último resistente e onde já o sol espreitava pelo céu desta região de França.
Fuga alcançada e fuga lançada, com ataques de Harm Vanhoucke, Robert Stannard e Albert Torres. Um trio que chegou a ter 45 segundos de vantagem para o pelotão onde aparecia, pela primeira vez, a Deceuninck-QuickStep, na companhia da EF Pro Cycling. Este trio também não teve sucesso, sendo apanhado a 23 quilómetros do fim, com uma nova série de ataques.
Apesar dos diversos ataques, o pelotão manteve-se compacto até à primeira passagem pela meta, a 13 quilómetros do final. Pouco depois atacava Scott Thwaites, corredor que recebia, após o Cote du Lezot, a companhia de outros seis ciclistas, incluindo Ivan Cortina mas este ataque também não foi longe.
O francês Victor Lafay ainda tentou a sua sorte mas a subida final foi fatal para as suas aspirações. A UAE Team Emirates tomou conta das operações até um ataque de Florian Senechal dinamitar a corrida. Atrás, a Sunweb viu-se obrigada a reagir com Nils Eekhoff a partir o grupo levando 5 ciclistas consigo, incluindo Michael Matthews.
O ritmo do holandês era tão impressionante que chegou rapidamente a Senechal e abriu um corte para o grupo onde seguia só com o francês a segui-lo bem à entrada do quilómetro final. Este apercebeu-se a 400 metros do fim, abrandou o ritmo e permitiu a reentrada de Matthews. Mezgec foi o primeiro a lançar o sprint mas Bling tinha uma mudança extra e com relativa facilidade conquistava o triunfo, o primeiro da temporada. Mezgec foi 2º e Senechal completou o pódio.