Mais um domingo e mais um dia de Taça do Mundo de Ciclocrosse, desta vez com a etapa de Overijse. A chuva marcou presença e, um percurso já duro por natureza, tornou-se ainda mais complicado com a lama a marcar presença, tornando a pista ainda mais escorregadia. Em estreia na competição esta época estava o campeão do Mundo Tom Pidcock e o britânico viu-se obrigado a começar na retaguarda do pelotão.



Não bastava esse problema e o campeão do Mundo ainda teve azar na primeira volta, trocando de bicicleta bastante cedo, o que o atrasou ainda mais. Foi aqui que começou a enorme recuperação do ciclista da INEOS Grenadiers, foi passando ciclistas atrás de ciclistas e, na segunda volta, já estava na frente com Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout.

Pidcock não perdeu tempo, passou para a frente do grupo e deixou para trás Iserbyt. O líder da Taça do Mundo sentia dificuldades e começava a ser ultrapassado por vários ciclistas. O campeão do Mundo chegou a pedalar isolado, mas Vanthourenhout recolava sempre, com maior ou menor dificuldade. O campeão da Europa adora estes dias adversos e hoje voltou a comprovar-se.

Na penúltima volta, novamente com Pidcock na frente, viu-se o momento decisivo da corrida. O britânico foi ao chão, demorou a recompor-se e Vanthourenhout passou por si. A vantagem chegou a ser de 15 segundos, Pidcock deu tudo o que tinha, esteve muito próximo de recolar na volta final mas faltaram os metros e o campeão da Europa pode celebrar o primeiro triunfo do ano na Taça do Mundo. Pidcock foi 2º a 3 segundos e Van der Haar, em recuperação, foi 3º, a 37 segundos. Laurens Sweeck foi 4º e Iserbyt 7º, pelo que o belga da Bingoal-Pauwels Sauces tem apenas 1 ponto de vantagem na geral da Taça do Mundo.



A prova feminina viu um domínio das ciclistas neerlandesas, com Puck Pieterse a ter uma exibição do outro mundo! A jovem da Alpecin-Deceuninck superou Fem van Empel por 1:03 e Shirin van Anrooij por 1:36. Nas contas da Taça do Mundo, Van Empel segue confortavalmente na liderança, com 220 pontos, contra os 130 de Ceylin del Carmen Alvarado, que hoje foi 5ª.

By admin