Fim-de-semana de Campeonatos da Europa de Ciclocrosse, com o circuito de Namur a acolher o certame. Se o dia de ontem apresentou um percurso mais seco para as senhoras, onde Fem van Empel voltou a vencer e, aos 20 anos, sagrou-se campeã da Europa pela primeira vez na carreira, os homens tiveram a companhia da chuva e da lama.
Num percurso total de 26,4 quilómetros, com muitas subidas, onde era necessário desmontar várias vezes da bicicleta, a existência de lama endureceu ainda mais a prova. Previa-se uma luta entre a armada belga e Lars van der Haar e foi isso que aconteceu.
Logo na primeira volta, Van der Haar iniciou a defesa do seu título ao ataque, rapidamente se colocou na frente, Eli Iserbyt ainda esteve na sua companhia mas na volta seguinte viria a desistir depois de já estar atrasado. O neerlandês mantinha-se na frente e, depois de alguns erros, Michael Vanthourenhout conseguiu fazer a ponte para a frente.
Os dois foram aumentando a vantagem para os rivais e, logo se percebeu que o título seria discutido entre ambos. Os ataques foram constantes, Van der Haar e Vanthourenhout davam tudo pelo título europeu, e foi na 5ª de 9 voltas que surgiu o momento decisivo. Vanthourenhout estava na frente, Van der Haar conseguiu recolar mas nesse mesmo momento volta a cometer um erro, desta vez, caindo.
No final da volta a vantagem era de 15 segundos e a partir daqui só aumentou. A duas voltas do fim, a vantagem era de 23 segundos, ainda existia esperança para Van der Haar, mas Vanthourenhout esteve perfeito no que restou de prova e ainda aumentou a diferença. No final, o belga celebrou o grande triunfo da sua carreira, após uma prova perfeita! Van der Haar não conseguiu revalidar o título, ficando em 2º, a 40 segundos. Laurens Sweeck deu mais uma medalha à Bélgica, terminando em 3º, a já 2:18!
Results powered by FirstCycling.com