Mikel Landa está numa maré de azar tremenda. Com a prova de hoje já vai com 8 provas consecutivas em que não chegou ao fim. Na Classica San Sebastian caiu e lesionou-se com alguma gravidade, ainda tentou ir à Vuelta mas não foi recuperou a tempo e quando voltou nas clássicas italianas de final de temporada ainda não estava na condição física ideal, abandonou em todas elas (6).
Hoje, no 1º dia de competição do Challenge Mallorca, ganho por Jesus Herrada, houve uma queda colectiva a cerca de 15 kms da meta e lá estava Mikel Landa no chão com muitas dores no ombro direito. Foi de imediato transportado para um centro hospitalar para diagnóstico e observação. Após vários exames a Movistar oficializou o diagnóstico, uma fractura de clavícula que exige uma intervenção cirúrgica, o que certamente irá atrasar a preparação do espanhol de 29 anos.
Quem também ficou envolvido na queda e teve consequências semelhantes foi o jovem dinamarquês Rasmus Iversen, que sofreu também uma fractura de clavícula. O ciclista da Lotto-Soudal estava a fazer a sua estreia a este nível, foi para a fuga, ganhou o prémio da combatividade e teria ganho a classificação da montanha caso tivesse concluído a competição.
Foto: Movistar Team