Os nossos leitores decidiram e elegeram Mikel Landa como o ciclista que mais desiludiu em 2021. Num total de 298 votos (obrigado pela participação), e na sondagem mais renhida até agora, o basco da Bahrain-Victorious recebeu 76 votos, contra os 75 de Peter Sagan e 73 de Marc Hirschi. Apenas 3 votos a separar os 3 primeiros!
Com 32 anos, e com uma enorme legião de fãs, Mikel Landa voltou a ter uma temporada para esquecer. É certo que começou a temporada com um 3º posto no Tirreno-Adriático e no GP Industria e 8º na Volta ao País Basco mas a partir daqui eclipsou-se. O Giro d’Itália era o seu grande objetivo da primeira parte da temporada mas cedo abandonou, ao 5º dia foi para casa devido a queda.
O azar voltava a bater à porta de Landa que, a partir de agora, se focava na Vuelta a Espanha. Venceu a geral da Vuelta a Burgos, o que dava boas indicações no entanto a última Grande Volta da temporada também não correu de feição. Ainda na primeira semana estava fora da luta pela vitória e, ao 17º dia, abandonava.
Entre quedas, lesões e má preparação, Mikel Landa voltava a falhar nos grandes objetivos da temporada. Falta sempre algo ao basco para estar na discussão das corridas. Apesar de tudo isso, os fãs do Landismo continuam a acreditar e a apoiar no ciclista da Bahrain-Victorious, cujo contrato termina em 2023, pelo que a pressão por um novo vínculo não existirá na nova época.
Landa possui apenas 1 pódio em Grandes Volta (3º no Giro de 2015), sempre prometeu muito por isso 2022 será um ano bastante importante. Numa Bahrain-Victorious onde todos os ciclistas estão a render, e despontaram nomes como Jack Haig e Gino Mader, a pressão interna poderá ter aumentado. Recentemente, aquando do seu aniversário, Landa afirmou que apenas quer ter saúde, sem quedas nem lesões. Na sua cabeça ainda se sente capaz de discutir uma Grande Volta, e que essa continua a ser o seu objetivo. Vamos ver se o comprova na estrada, na temporada de 2022.