Depois do triunfo de Jordi Meeus ontem na Volta ao Algarve os sprinters presentes na corrida algarvia tinham outra oportunidade na chegada a Faro. Warre Vangheluwe, Johan Jacobs, Gorka Sorarrain e Nicolas Tivani foram os ciclistas que conseguiram entrar na fuga do dia, se 3 deles tinham como grande objectivo enganar o pelotão, o argentino da formação de Loulé queria garantir a classificação da montanha. Tivani foi somando pontos e terminou o dia com 28 pontos, com uma grande vantagem face à concorrência.
O pelotão teve sempre o quarteto da frente relativamente controlado, apanhando-os já dentro dos 20 kms finais, numa altura em que a Visma endurecia o ritmo, tentando dar alguma vantagem no final para Wout van Aert. A aproximação à meta em Faro foi de loucos e com uma avaria de Jonas Vingegaard à mistura, já dentro da zona protegida. O sprint era bem durinho, que não prejudicava assim tanto quem vinha mal colocado. Girmay e Dainese, que até vinham bem posicionados, fizeram marcha-atrás porque lançaram o seu esforço cedo demais e irrompeu o belga Milan Fretin para celebrar a maior vitória da carreira, diante de Jordi Meeus e do surpreendente Filippo Ganna, enquanto De Lie foi 4º e Wout van Aert apenas 7º.
Na classificação geral ficou tudo na mesma com o domínio da UAE Team Emirates, Jan Christen lidera diante de João Almeida, enquanto António Morgado é 4º, tudo em aberto para o contra-relógio de amanhã com final no Alto do Malhão.