Iniciou-se, hoje, mais uma edição da Volta a Portugal, com Viseu a receber a partida com um prólogo. O grande vencedor acabou por ser Samuel Caldeira, evidenciando o seu bom momento de forma, após o excelente resultado conseguido no prólogo do Troféu Joaquim Agostinho. Partindo ainda na primeira metade da etapa, o algarvio teve que esperar bastante e foi preciso, também, sofrer. Completou os 6 quilómetros em redor de Viseu em 7:28.
A escassos 88 milésimos de segundo ficou o suíço Gian Frieseck, da Swiss Racing Academy, e a 199 milésimos o companheiro de equipa de Samuel Caldeira, o veterano Gustavo Veloso, o último ciclista a partir para a estrada. Caldeira suou bastante pois foi preciso esperar até ao derradeiro corredor para saber se conseguiria ganhar o prólogo e ser o primeiro camisola amarela ou não.
Na luta pela classificação geral, já se começaram a fazer diferenças. António Carvalho foi 5º, a 4 segundos, Joni Brandão 8º, a 7 segundos, João Rodrigues ficou a 9, tantos quanto os segundos perdidos por Vicente Garcia de Mateos. Alejandro Marque cedeu 11 segundos, Edgar Pinto 12, Tiago Machado 26, João Benta 28 e Frederico Figueiredo e Jesus del Pino 40.