Dia de todas as decisões no Tour de France com o contra-relógio final a decidir a classificação geral da Grande Boucle. Num percurso bastante duro, Remi Cavagna marcou o primeiro grande registo do dia, com 57:54. Após ter estado em fuga no dia de ontem, o campeão francês fez um esforço individual incrível permanecendo no primeiro lugar durante bastante tempo.
Foi preciso esperar pela chegada de Wout van Aert para alguém retirar Cavagna do primeiro lugar, retirando 28 segundos ao melhor registo. Nesta altura já estavam na estrada todos os ciclistas do top-10 e começava-se a assumir o impensável! Tadej Pogacar saía que nem uma bala e, no primeiro ponto de cronometragem ganhava 13 segundos a Roglic.
O jovem esloveno voou, literalmente, durante todo o percurso e, foi já na subida final de La Planche des Belles Filles que apanhou, e ultrapassou, o seu compatriota na liderança virtual do Tour de France! História estava a ser escrita e só faltava a confirmação. Pogacar pedalou a um ritmo impressionante até à meta, terminando com 55:55! Nesta altura, retirava do primeiro lugar Tom Dumoulin que estava ao lado de Wout van Aert e incrédulo com tudo o que se passava. Primoz Roglic teve uma quebra impressionante, cedendo 1:56 para o seu compatriota!
Pogacar pulverizou toda a concorrência, saltando para a liderança do Tour, com 59 segundos de vantagem para Roglic. A exibição foi tão superior, que pulverizou todos os tempos na subida final, com 16:10. Desta forma, geral, juventude e montanha são as 3 camisolas que o esloveno vai levar para casa!
Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, Richie Porte foi quem saiu a sorrir. O australiano terminou o contra-relógio em 3º e aproveitou um péssimo dia de Miguel Angel Lopez para saltar para o 3º posto final. Superman esteve irreconhecível, perdendo 6:17 e caindo de 3º a … 6º! Por ele passaram, também, Mikel Landa e Enric Mas.