Quando nada o fazia prever, eis que o mercado de transferências teve mais uma movimentação inesperada! Nos últimos meses, diversos jornalistas colombianos colocavam Nairo Quintana em diversas equipas do World Tour, no entanto todos os cenários acabavam por ser desmentidos. Os rumores eram constantes, talvez numa tentativa de não fazer esquecer o trepador. Ora, o colombiano está mesmo de regresso à competição e ao World Tour, assinando … pela Movistar.

Num anúncio colocado bem cedo nas suas redes sociais, a formação telefónica revelou, com toda a pompa e circunstância o regresso de uma das grandes figuras da equipas na última década. 5 anos depois, Nairo Quintana volta a equipar de azul, na equipa onde melhores resultados conseguiu. Uma movimentação pouco esperada, primeiro porque Quintana já não corre há cerca de ano e meio e segundo porque o colombiano e Eusebio Unzue não ficaram os melhores amigos depois da sua saída no final de 2019.



Aos 33 anos, Nairo Quintana não desistiu do seu sonho e regressa à elite do ciclismo mundial. Foi na Movistar que se deu a conhecer ao Mundo, conquistando 40 vitórias, entre as quais 8 em etapas de Grandes Voltas, para além do Giro d’Itália 2014 e da Vuelta a Espanha 2016. No Tour de France, a vitória nunca chegou mas conseguiu 3 pódios, uma camisola da montanha e uma camisola branca. Os melhores resultados foram conseguidos nos seus primeiros anos, entre 2013 e 2016.

Saiu, em 2020, para a Arkea-Samsic onde, a espaços, voltou a encontrar as suas melhores sensações, principalmente no início de cada temporada, onde conseguia esxcelentes resultados. Foi fundamental para a promoção da equipa francesa ao World Tour, somando muitos pontos UCI. Em 2022, após ser 6º no Tour, e quando a renovação parecia encaminhada, acusa positivo a Tramadol. É desaqualificado do Tour, nunca mais corre pela Arkea-Samsic e fica a lutar contra os tribunais.



El Condor volta à Movistar, em busca de bons resultados e, acreditamos nós, em busca de importantes pontos UCI devido à sua regularidade. A formação espanhola não tinha um segundo líder, Enric Mas não dá conta de tudo, veremos se Quintana consegue corresponder às expectativas depois de tanto tempo parado. Em declarações no site da Movistar, o colombiano de 33 anos afirmou:

“Estou entusiasmado por regressar a casa. Foi um ano difícil. Dias sem dormir, muitos dias de enorme sacrifício, subir na bicicleta e tentar caminhar para a frente, faça chuva ou faça sol. Mas valeu a pena. Não vou desperdiçar a oportunidade. Conheço os valores da equipa, os valores do desporto. Vou dar tudo de mim para fazer o melhor e quero contribuir e obter os melhores resultados. Agradeço à Movistar, à Telefónica e à equipa, a toda a equipa, por esta grande oportunidade, que há tanto tempo esperava. Com o coração e com as pernas vou dar tudo, por eles e pelos adeptos. Espero que este ciclo seja de muito sucesso.”

 

By admin