Ontem decorreu mais uma corrida da Taça de França, o G.P. Cholet. Este tipo de provas costuma ter bastante animação e a de ontem não foi excepção. Num percurso repleto de pequenas colinas vários ciclistas tentaram evitar o sprint em pelotão compacto. Na última inclinação do percurso Benoit Cosnefroy fez uma potente aceleração e levou com ele Cyril Barthe e Biniyam Ghirmay, com o trio a ser apanhado já dentro do kms final por uma empenhada Cofidis.




O sprinter italiano Elia Viviani coroou o trabalho da sua equipa com um triunfo relativamente fácil após cumprir os 201,8 kms da prova em 4 horas 43 minutos e 35 segundos, perfazendo uma média de 42,7 km/h. Foi o regresso às vitórias para Viviani, depois de um 2020 “a seco” na sua temporada de estreia pela Cofidis e de um defeso complicado, com uma intervenção ao coração.

No entanto, a vitória de Viviani quase que ficou para 2º plano por tudo o que aconteceu na roda do italiano. Nacer Bouhanni, outro grande candidato, seguiu a roda de Viviani e com isso encostou o britânico Jake Stewart às barreiras, que por pouco evitou uma enorme queda, fazendo recordar o que aconteceu na Volta à Polónia entre Fabio Jakobsen e Dylan Groenewegen.





Aqui ficam os vídeos, este primeiro foi o que pudemos ver logo na transmissão:

Esta é a imagem aérea, onde fica ainda mais visível o desvio de trajectória de Bouhanni

 

Inicialmente Bouhanni cruzou a linha de meta na 3ª posição, também atrás de Jon Aberasturi, mas a 3ª posição ficou oficialmente atribuída a Pierre Barbier, após a inevitável desqualificação de Bouhanni. Jake Stewart cruzou a linha de meta são e salvo no 29º posto, certamente grato pelo desfecho de toda esta situação.




Logo após a corrida o jovem Jake Stewart veio mostrar o seu desagrado face à atitude de Bouhanni e escreveu isto na rede social Twitter: “Hey Nacer Bouhanni, eu até te perguntava o que te passou pela cabeça, mas claramente não tens neurónios. O mais irónico é que tu me disseste que eu não tinha respeito após a corrida. Aqui fica um vídeo educacional que exemplifica o que é não ter respeito.”

Já não é a primeira vez que Bouhanni faz um sprint perigoso e a gravidade da situação levou a UCI a emitir um comunicado a “condenar a conduta perigosa de Nacer Bouhanni”, referindo ainda que “a UCI decidiu encaminhar o incidente à Comissão Disciplinar e exigir a imposição de sanções que são apropriadas tendo em conta a gravidade do que aconteceu”.

By admin