Depois da prova de conta-relógio na passada quarta-feira, hoje foi dia para as provas de estrada de elites na Austrália, no já tradicional circuito do Mount Buninyong. Devido às restrições de viagens impostas neste país, a Team BikeExchange estava longe de ter a representação de outros anos, apresentando apenas 6 ciclistas e sendo um alvo mais fácil de abater.



Uma fuga inicial de 16 ciclistas formou-se nas primeiras voltas mas com a presença de corredores perigosos como Damien Howson, a diferença para o pelotão nunca foi muita e, para tal, também contribuíram os muitos ataques que de lá surgiram. Chris Harper e Luke Plapp sentiam a perigosidade desta fuga e faziam a ponte para a frente a cerca de metade da prova.

Irreverente, também pela sua tenra idade, apenas 20 anos, Luke Plapp partia em nova ofensiva a 63 quilómetros do fim. O jovem ciclista fazia a ponte para o duo da frente composto por Brendan Johnston e Sam Welsford, deixando-os, pouco depois, para trás.

A diferença chegou a ser de 1 minuto, os rivais sentiam o perigo que era Plapp e por isso os ataques eram constantes, num grupo perseguidor cada vez mais reduzido. A pouco mais de duas voltas do fim, cerca de 25 quilómetros, Chris Harper atacava, com o corredor da Jumbo-Visma a levar a companhia de Kelland O’Brien e Sebastian Berwick.



Plapp começava a quebrar, era apanhado pelo trio e do quarteto que entretanto se tinha formado destacava-se O’Brien. Lá atrás era Luke Durbridge quem fazia um trabalho fabuloso para Cameron Meyer e, apesar de muito sofrimento do veterano corredor, este mantinha-se no grupo e a fuga conseguida ser anulada a 5 quilómetros da chegada.

A decisão do título estava entre 9 ciclistas. Na última curva antes da meta, Timothy Roe caía e tirava da luta Mark O’Brien, restavam 7! James Whelan tentou surpreender, com um sprint de longe mas foi muito cedo. Fazendo valer toda a sua experiência, Cameron Meyer guardou as energias que restavam para o momento certo e, com um sprint fantástico, batia Kelland O’Brien, por uma roda, para revalidar o título conquistado há um ano. Scott Bowden fechou o pódio.



Um título muito saboroso para a Team BikeExchange e para Cameron Meyer que muito tem que agradecer a Luke Durbridge, um verdadeiro gregário de luxo! Horas antes, na prova feminina, a equipa World Tour também saiu a sorrir, com Sarah Roy a conquistar o título nacional, sucedendo à sua companheira Amanda Spratt. Grace Brown, também da Team BikeExchange foi prata, com o bronze a ficar para Lauretta Hanson.

By admin