Esta noite decorreram os campeonatos nacionais australianos de contra-relógio nas várias categorias e nos elite masculinos tivemos uma bela surpresa. Olhando para a lista de participantes o grande favorito era Luke Durbridge, mas o ciclista da Team BikeExchange, vencedor da prova em 2012, 2013, 2019 e 2020 não teve uma preparação nada fácil. Devido às restrições impostas por toda a Austrália, Durbridge teve muitas dificuldades para chegar a tempo ao local da corrida, ainda teve de ter um teste negativo ao Coronavírus e só depois é que pôde relaxar e mentalizar-se que ia mesmo correr.




Mas Durbridge só ficou em 2º lugar porque apareceu um jovem talento de nome Luke Plapp, que se sagrou campeão nacional de elites aos 20 anos, um feito muito raro, ainda por cima num país com a expressão da Austrália no ciclismo. Plapp foi vice-campeão mundial de juniores em 2018, perdendo apenas para o incontornável Remco Evenepoel e já tinha sido campeão nacional sub-23 em 2020, no primeiro ano de sub-23.

Este ano Luke Plapp já tinha impressionado no Santos Festival of Cycling, quando atacou a 10 kms do final na etapa 2 e venceu isolado e no dia seguinte foi o único a conseguir seguir Richie Porte no mítico Willunga Hill. O jovem de 20 anos tem-se dedicado à pista e geralmente só vem à estrada fazer campeonatos nacionais, continentais ou mundiais.




Luke Plapp cumpriu o percurso em 46 minutos, gastando menos 43 segundos que Luke Durbridge, uma margem ainda considerável. No último lugar no pódio ficou outro jovem, Kelland O’Brien, que bateu Chris Harper e Lucas Hamilton, 2 ciclistas que militam em equipas World Tour. Alex Edmondson, outro potencial candidato, não chegou a iniciar a corrida.

Na prova feminina Sarah Gigante renovou o título conquistado em 2020, ela que também tem apenas 20 anos e é um dos maiores talentos a nível mundial (este ano já pretende fazer um calendário europeu mais extenso). Grace Brown ainda deu luta, foi 2ª a 17 segundos e Nicole Frain foi 3ª a uns longínquos 3:58.

Nos sub-23 masculinos venceu Carter Turnball, curiosamente também tem 20 anos, diante de Conor Leahy e Patrick Eddy. Turnbull foi o medalhado de bronze desta corrida em 2020. Nas juniores femininas a vencedora foi Alyssa Polites por larga margem, 1 minuto, e nos juniores masculinos foi Lachlan Miller a cumprir o percurso 27 segundos mais rápido do que Dylan George.

Foto: Cyclingtips

By admin