Valongo foi o epicentro do GP Jornal de Notícias no dia de hoje, uma etapa de 132,7 quilómetros com partida e chegada nesta cidade. O pelotão composto por 104 unidades voltou a sair com vontade, várias foram as tentativas de fuga e só ao quilómetro 30 é que um grupo de 13 ciclistas se conseguiu destacar. Falamos de Gaspar Gonçalves, Ivo Pinheiro, Vicente Hernaiz, António Ferreira, Tiago Leal, Nuno Meireles, Nahuel D’Aquila, Rafael Lourenço, Ángel Sánchez, Gonçalo Leaça, Daniel Mellado, Carlos Collazos e Isaac Canton.
3 minutos foi a diferença máxima da fuga para o pelotão, com o grupo da frente a entrar com 1:30 nos derradeiros 30 quilómetros e na contagem de montanha da Serra da Agrela. A subida foi fazendo as vítimas na frente e, passada a subida, e já no regresso a Valongo, restavam na frente Gonçalo Leaça, Ángel Sánchez, Gaspar Gonçalves, António Ferreira e Nahuel D’Aquila.
Parecia tudo controlado para o pelotão, mas o quinteto entrou com 1 minuto de vantagem nos últimos 5000 metros, diferença que seria mais que suficiente para discutirem o triunfo. A vitória em etapa foi discutida ao sprint e quem sorriu foi o argentino Nahuel D’Aquila, superando, de forma milimétrica, o português Gonçalo Leaça. Gaspar Gonçalves fechou o pódio. Terceira vitória consecutiva para a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho.
O pelotão chegou a 41 segundos, liderado por Sergio Darder. Sem perigo nenhum para a classificação geral, esta manteve-se inalterada, com Mauricio Moreira a seguir de amarelo para a última etapa da competição.
Results powered by FirstCycling.com
Foto: Igor Martins/Global Imagens